A Agomelatina (antidepressivo comercializado com o nome de referência Valdoxan®) foi incluída na lista C1, enquanto que a Etravirina (antirretroviral cuja referência é o Intelence®) passou a fazer parte da lista C4. Ambas as listas referem-se a medicamentos sujeitos a controle especial.

As outras duas substâncias, o 1-Benzilpiperazina (BZP) e o 1-(3-Trifluormetilfenil) piperazina (TFMPP), foram incluídas na lista F2 da portaria por serem classificadas como psicotrópicas de uso proibido no Brasil. Originalmente, ambas eram vendidas como vermicidas para uso animal.

De acordo com a Anvisa, a medida teve por base recomendação da Polícia Federal que detectou que as duas substâncias (ambas sintéticas e que provocam efeito estimulante, similar à anfetamina) vêm sendo utilizadas em festas noturnas em substituição ao ecstasy. Entre outros efeitos nocivos à saúde, o uso dessas substâncias pode causar dependência física ou psíquica.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.