CRF-SP media debate durante seminário sobre os desafios da logística no Brasil

Dr. Kleber Fernandes (GTT de Logística de Produtos de Interesse à Saúde); Dra. Rosana Mastellaro (Sindusfarma); Dr. Marcelo Polacow (presidente do CRF-SP); e Rafael Abreu (Solística)Dr. Kleber Fernandes (GTT de Logística de Produtos de Interesse à Saúde); Dra. Rosana Mastellaro (Sindusfarma); Dr. Marcelo Polacow (presidente do CRF-SP); e Rafael Abreu (Solística)

São Paulo, 13 de abril de 2023.

Na última quarta-feira (12), o presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, participou do seminário “Os Desafios da Logística no Brasil”, realizado em Brasília pela Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Segundo informações da organização, o seminário ocorre em um momento oportuno, diante do arrefecimento da pandemia de covid-19 aliado aos impactos gerados na cadeia de suprimentos pela guerra da Ucrânia.

“Trata-se de uma questão que acompanhamos desde o início quando esses problemas começaram a afetar consideravelmente o abastecimento de medicamentos nas farmácias, estivemos em contato com todos os elos da cadeia que participa da logística farmacêutica para tentar minimizar esses impactos, então o evento é bastante oportuno para o setor”, afirmou o presidente do CRF-SP.

O coordenador do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Logística de Produtos de Interesse à Saúde do CRF-SP, Dr. Kleber dos Santos Fernandes, também acompanhou a programação do seminário e fez um balanço do conteúdo apresentado.

“O evento foi muito positivo pois discutiu a agenda reguladora do mercado de logística farmacêutica no qual o CRF-SP teve um protagonismo uma vez que eu, como coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Logística, fui o mediador do painel os Desafios da Logística de Produtos de Interesse à Saúde no Brasil”, explicou o farmacêutico.

Dr. Kleber considerou a participação do Conselho bastante agregadora para a pauta do evento. “Conseguimos demonstrar quais foram as dificuldades da nova legislação bem como torná-la mais aplicável à realidade operacional, reforçando a atuação do farmacêutico dentro das operações de logística e considerando a armazenagem, o transporte e a distribuição”.

Diretora Técnico-Regulatória e de Inovação do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), a Dra. Rosana Mastellaro comentou sobre a dinâmica da programação do seminário. “O evento contou com cinco painéis que destacaram a importância dos operadores logísticos, tendências futuras, o mercado, desafios da regulação da normativa que versa sobre as Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem de Medicamentos. Apresentaram, especialmente, o mercado em expansão para profissionais capacitados em logística 4.0. ”, complementou a farmacêutica.

Ela destacou, ainda, outros temas de relevância como o crescimento do comércio eletrônico e a logística necessária para atender o consumidor atual.

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!