CRF-SP treina farmacêuticos fiscais de diversos Estados sobre Farmácia Estética

Dra. Jussara Maria Zanella, fiscal do CRF-SP durante palestra no CRF-PRDra. Jussara Maria Zanella, fiscal do CRF-SP durante palestra no CRF-PR

São Paulo, 30 de março de 2023.

Uma das áreas em ascensão nos últimos anos e que tem aberto muitas oportunidades ao farmacêutico é a Farmácia Estética. A regulamentação da atuação do farmacêutico no âmbito da saúde estética está determinada pelas resoluções nº 616/15 e 645/17 do Conselho Federal de Farmácia.

A área sempre foi tema de debates em eventos e reuniões realizadas pelo CRF-SP. Com essa alta na demanda, em especial na abertura de consultórios farmacêuticos especializados em estética, a fiscalização dos CRFs precisa constantemente se adequar sobre as normativas. Para tanto, durante o Encontro Nacional de Fiscalização, realizado em Brasília, a fiscal do CRF-SP, Dra. Jussara Maria Zanella ministrou uma palestra sobre Farmácia Estética para fiscais e representantes de Conselhos de todo o país.

Fiscais do CRF-PR tiraram dúvidas sobre a atuação do farmacêutico em Farmácia Estética Fiscais do CRF-PR tiraram dúvidas sobre a atuação do farmacêutico em Farmácia Estética

Com isso, outros Estados também solicitaram o treinamento, que também foi realizado de forma virtual em São Paulo e Rondônia. No último dia 14 de março, em Curitiba (PR), Dra. Jussara realizou a palestra aos fiscais do CRF-PR em que abordou os procedimentos que estão permitidos para os farmacêuticos estetas, de acordo com as resoluções 616/2015 e 645/2017.

“Eles tiveram algumas dúvidas principalmente porque estão fiscalizando consultórios e clínicas de estética. Deixei bem claro para os fiscais quais procedimentos estão temporariamente proibidos para os farmacêuticos estetas, em virtude da suspensão judicial das resoluções 573/2013 e 669/2018”, destacou a fiscal.

Questões sobre consultórios e clínicas de estética foram enfatizadas na palestra em Curitiba (PR)Questões sobre consultórios e clínicas de estética foram enfatizadas na palestra em Curitiba (PR)

Dra. Jussara levou para Curitiba equipamentos e materiais para que os fiscais pudessem ter contato com utensílios utilizados nos procedimentos estéticos. Além dos fiscais, os membros do Grupo Técnico de Estética do CRF-PR, o vice-presidente do CRF-PR, Dr. Valquires Souza Godoy e a Gerente Geral de Fiscalização Dra. Tayná Falquievicz também acompanharam o treinamento. Além disso, foi cumprimentada pelo presidente do CRF-PR, Dr. Márcio Augusto Antoniassi.

Conheça o Grupo Técnico de Farmácia Estética do CRF-SP

Farmacêutico, tem alguma dúvida sobre o tema?

Setor de Orientação Farmacêutica:

Tel: (11) 3067-1450 , opção 7.

Chat Online no portal do CRF-SP

Horário de atendimento: das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!