Dr. Marco Aurélio Pereira assume diretoria do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde

Dr. Marco Aurélio Pereira assume diretoria do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da SaúdeDr. Marco Aurélio Pereira assume diretoria do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da SaúdeSão Paulo, 3 de fevereiro de 2023.

No último 16 de janeiro, o farmacêutico Marco Aurélio Pereira assumiu o cargo de diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde (DAF/SECTICS/MS). Dr. Marco Aurélio atuava como secretário executivo substituto do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS) e, anteriormente, como assessor técnico da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assistência Farmacêutica do CNS.

Servidor de carreira do Ministério da Saúde, Dr. Marco Aurélio é graduado em Farmácia pela Universidade Católica de Santos (1992), especialista em farmacologia pela mesma universidade e mestre em Saúde Pública pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz)).

Com passagem pelo DAF, entre 2009 e 2016, foi coordenador do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB). Além da experiência em saúde pública, atuou em farmácia hospitalar e como professor no curso de farmácia em Universidades no Estado de São Paulo. Também foi presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sinfar) e diretor da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

Em 2011, foi homenageado pelo Conselho Federal de Farmácia e recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico. Em dezembro de 2022, Marco Aurélio foi indicado pela Fenafar e recebeu o título de “Personalidade Profissional 2022” da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU).

“Meu foco de atuação sempre foi nas políticas públicas em saúde, em especial as políticas de assistência farmacêutica que norteiam as nossas ações no DAF. Venho atuando no Ministério da Saúde no âmbito da gestão e do controle social” explica.

Sobre os desafios para essa nova gestão, Dr. Marco Aurélio ressalta: “Entendemos a importância do aperfeiçoamento e a retomada de algumas ações para o fortalecimento da assistência farmacêutica no SUS. Além disso, implementar a política da assistência farmacêutica, articulada com as demais políticas públicas da saúde, a exemplo da Política Nacional de Ciência, tecnologia e inovação em saúde e a Política Nacional de Vigilância em Saúde, de forma a garantir e contribuir com o acesso a medicamentos, e não somente pelo aspecto da aquisição, mas também na estruturação de uma agenda estratégica que potencialize e fortalece a defesa do SUS, com a garantia da participação social em todo o seu contexto”.

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP
(Com informações do Ministério da Saúde)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.