A Síndrome Metabólica é caracterizada por um conjunto de fatores como hipertensão arterial, dislipidemia (elevação dos índices de colesterol e triglicérides), resistência à produção de insulina e aumento da gordura corporal. Atinge tanto adolescentes de baixa renda como os de família de alto poder aquisitivo.

No caso da população carente, a síndrome é favorecida pela ingestão excessiva de carboidratos provenientes de arroz, carboidratos, pães e açúcares em geral. Entre os mais ricos, o problema é decorrente do alto consumo de refeições fast-food e alimentos industrializados, quase sempre ricos em gorduras trans e saturadas.

Segundo o estudo da Unifesp, o melhor remédio contra Síndrome Metabólica é a prevenção, adotando-se uma alimentação saudável e equilibrada e com a prática regular de exercícios físicos.

Campanha

Por julgar o problema preocupante, o CRF-SP escolheu a Síndrome Metabólica como tema do VIII Encontro Paulista de Farmacêuticos, organizado em 2008. Na ocasião, os palestrantes reforçaram a importância do farmacêutico na orientação de pessoas portadoras da Síndrome, já que ele é o profissional da saúde que está mais acessível a esses pacientes.

O alto índice de obesidade também foi tema de campanha promovida pelo CRF-SP no ano de 2007. O ponto alto da campanha foi um evento realizado no Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo, em parceria com o Conselho Regional de Medicina (Cremesp), Conselho Regional de Nutrição (CRN3), Conselho Regional de Psicologia (CRP) e Conselho Regional de Educação Física (Cref).

Para orientar a população, o CRF-SP e as demais entidades promoveram ações como o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), medição da circunferência abdominal, distribuição de informativos sobre as formas de prevenção da obesidade, alimentação correta e os perigos do uso inadequado de medicamentos para emagrecer.