Votação na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público é adiada para 2023

São Paulo, 5 de dezembro de 2022.
* atualizada em 14/12/22

Após conquistar a segunda aprovação na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, o PL nº 1559/21, que determina o piso salarial nacional de R$ 6.500,00 para todos os farmacêuticos em atividade no país, seja no âmbito público ou privado, e após a realização de uma audiência pública sobre o tema no dia 12/12, com representantes da categoria farmacêutica e do setor empresarial para debater sobre os impactos do PL, o Projeto iria novamente à votação na última sessão da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público na quarta-feira, 14/12. No entanto, mesmo após intensa mobilização dos CRFs de todo o país, o deputado federal Tiago Mitraud (Novo) pediu vistas do PL, o que impediu a votação e adiou por mais uma sessão. Com isso, a discussão ficou para o próximo ano.

O CRF-SP convoca todos os farmacêuticos para enviar e-mails aos deputados da Comissão solicitando a aprovação e mostrando a importância de instituir um piso salarial.

Confira a sugestão de texto a ser encaminhada aos deputados. Copie, assine e envie por e-mail à lista de deputados abaixo.

Eu, XXXXXXXXXXXXXXX, farmacêutico, CRF-SP nº XXXXXXXXXX, solicito que Vossa Excelência vote pela aprovação do PL nº 1559/2021 que dispõe sobre o piso salarial nacional do profissional Farmacêutico que tramita na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Nós farmacêuticos somos profissionais de saúde que atuamos em diversos segmentos e contribuímos de forma significativa com a saúde e qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Atuamos desde a pesquisa de novos medicamentos, incluindo vacinas, até o momento de dispensação ao paciente, promovendo ações para garantir a segurança da população quando se trata de saúde. Temos dentre nossas responsabilidades a promoção do uso racional de medicamentos. Além disso cuidamos e nos responsabilizamos por vidas!
 Como exemplo, é importante destacar parte do nosso trabalho no enfrentamento da pandemia de covid-19:

• Atendemos e orientamos os pacientes que nos procuraram diariamente nas farmácias, pacientes esses que muitas vezes tinham diagnóstico de covid-19, ou seja, permanecemos expostos a grandes riscos de contaminação;

• Realizamos exames de covid-19 nas farmácias para ampliar o acesso e desafogar o sistema de saúde, desde a primeira onda da contaminação no país;
• Auxiliamos nas campanhas de vacinação;
• Participamos do desenvolvimento e produção de vacinas.

Dessa forma e considerando a responsabilidade que assumimos diariamente com o nosso trabalho, solicito que vote pela aprovação da lei que criará o piso nacional do farmacêutico, como uma forma de termos melhores e dignas condições de trabalho e uma melhor qualidade de vida, o que certamente contribuirá com um atendimento mais qualificado, trazendo reflexos positivos para a saúde da população brasileira e em consequência para todo o sistema de saúde.

Lista de e-mail dos deputados representantes de São Paulo que fazem parte da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!