Dra. Luciana Canetto é condecorada com a Medalha de Mérito Legislativo pela Câmara Municipal de Piracicaba

 

Dr. Marcelo Polacow (presidente do CRF-SP); Dra. Luciana Canetto Fernandes (vice-presidente do CRF-SP); e o vereador e presidente da Câmara de Piracicaba, Gilmar Rotta Dr. Marcelo Polacow (presidente do CRF-SP); Dra. Luciana Canetto Fernandes (vice-presidente do CRF-SP); e o vereador e presidente da Câmara de Piracicaba, Gilmar Rotta

São Paulo, 10 de outubro de 2022.

Em reunião solene realizada na última sexta-feira (7), a Câmara Municipal de Piracicaba realizou a outorga da Medalha do Mérito Legislativo à vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto Fernandes. A Medalha de Mérito Legislativo é o mais alto grau de honrarias da Câmara, ficando abaixo apenas das medalhas do governo do Estado e da Presidência da República.

A iniciativa da homenagem é do vereador e presidente da Câmara, Gilmar Rotta (PP), autor do decreto legislativo 20/2022. Ele destacou que devido à importância da honraria, a propositura passou por várias comissões internas da Casa e foi aprovada por unanimidade em dois turnos de votação.

“Você ganhou essa medalha porque você merece, pelo que você é, pelo que você já fez por Piracicaba e pela saúde do município e continua fazendo pelo Estado de São Paulo, pela região e por outras cidades”, afirmou o autor da homenagem.

Rotta relembrou a época que trabalhou com a homenageada na Secretaria de Saúde e relatou ações da Dra. Luciana Canetto que resultaram em melhorias significativas para a população.

Em seu discurso, Dra. Luciana Canetto destacou: "Meu intuito sempre foi buscar o melhor para todos, fazer a diferença para profissão que abracei com todo o meu amor, mas acima de tudo fazer a diferença para os seres humanos próximos ou não de mim"Em seu discurso, Dra. Luciana Canetto destacou: "Meu intuito sempre foi buscar o melhor para todos, fazer a diferença para profissão que abracei com todo o meu amor, mas acima de tudo fazer a diferença para os seres humanos próximos ou não de mim"

Graças a ela, a Secretaria de Saúde foi a primeira do Estado a fazer o pregão eletrônico para compra de medicamentos e até hoje vem se destacando na cidade, na região, no Estado e no país. A Luciana defende a categoria dela em Brasília e defende a população, lutando pelas pessoas que precisam de um acolhimento farmacêutico”, elogiou.

Muito emocionada, a Dra. Luciana agradeceu os integrantes da mesa de honra, os amigos, colegas de profissão, o marido Luiz Antônio Fernandes e demais familiares. Ela fez um agradecimento especial à mãe, Ida Maestrello Canetto, que com 98 anos de idade fez questão de estar presente na homenagem da filha caçula.

Além da medalha de Mérito Legislativo, a Dra. Luciana Canetto também recebeu homenagens do CRF-SP, da diretoria da rede de farmácias Drogal, da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) e também dos familiares.

Representantes do CRF-SP, entre os quais diretores, funcionários de diversos departamentos e farmacêuticos voluntários da Sede e da Seccional de Piracicaba também prestaram homenagens à vice-presidente do CRF-SPRepresentantes do CRF-SP, entre os quais diretores, funcionários de diversos departamentos e farmacêuticos voluntários da Sede e da Seccional de Piracicaba também prestaram homenagens à vice-presidente do CRF-SP

“Minha marca registrada sempre foi encarar os desafios como projetos, até mesmo antes da minha formação. Meu intuito sempre foi buscar o melhor para todos, fazer a diferença para profissão que abracei com todo o meu amor, mas acima de tudo fazer a diferença para os seres humanos próximos ou não de mim. A caminhada tem sido longa, mas não desisto e nem quero desistir desse propósito e hoje, ao estar aqui recebendo a Medalha de Mérito Legislativo, firmo a certeza de que estou no caminho certo e de que nada, em nenhum momento sequer, foi em vão”, declarou a homenageada.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, Gilmar Rotta, o presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow Bisson, pela gerente de assuntos regulatórios da Drogal, Eliane Messias Rodrigues, e pela presidente da OAB Piracicaba, Dra. Fernanda Dal Picolo, que, ao fazer a saudação, destacou a importância de as mulheres ocuparem cargos de chefia, como o ocupado pela homenageada. “Quando uma mulher assume um cargo de destaque, ela nunca está sozinha, ela também leva outras mulheres. Que você sirva de inspiração para que outras ocupem esse lugar ao sol”, afirmou a advogada.

Familiares da Dra. Luciana Canetto presentes na solenidade realizada na Câmara Municipal de PiracicabaFamiliares da Dra. Luciana Canetto presentes na solenidade realizada na Câmara Municipal de Piracicaba

TRAJETÓRIA – Dra. Luciana Canetto Fernandes formou-se farmacêutica pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) em 1994, onde também especializou-se em Gestão de Saúde. Também fez a especialização em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Iniciou a carreira em drogaria e, em 1997, ingressou no cargo de farmacêutica na Prefeitura de Piracicaba. Aposentou-se em março de 2022, após atuar por 25 anos na Secretaria de Saúde, onde exerceu o cargo de diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica por duas vezes (1999 a 2005 e 2016 a 2018).

Iniciou, em 2006, a carreira no CRF-SP ao ingressar como farmacêutica voluntária, na função de coordenadora da Comissão Assessora de Saúde Pública. De 2007 a 2014 foi delegada regional da Seccional de Piracicaba.

Posteriormente, foi eleita conselheira com 22,9 mil votos e atuou no período de 2015 a 2018. Em 2017 foi eleita diretora secretária geral (mandatos 2018/2019 e 2020/2021). Em 2021 foi eleita vice-presidente do CRF-SP (mandato 2022/2023).

Representando o CRF-SP, também é coordenadora do Comitê de Apoio à Saúde Pública (Casp) e facilitadora da implementação da Farmácia Clínica, além de coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho de Tecnologias na Área Farmacêutica. Ainda é membro titular da Comissão de Judicialização do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, membro do Grupo Técnico de Trabalho de Saúde Pública do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Membro do Grupo Técnico Interdisciplinar da Secretaria Estadual de Saúde.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP (com informações da Câmara Municipal de Piracicaba)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.