Grupos Técnicos de Trabalho do CRF-SP contribuem com o fortalecimento da profissão farmacêutica

 

São Paulo, 11 de outubro de 2022.

Os números apontam um aquecimento do mercado de cosméticos no Brasil. O país é, atualmente, o quarto maior do mundo em consumo de beleza, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão, de acordo com a Euromonitor International.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor cresceu 6,5% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.

Nesse contexto, a oportunidade tem soprado a favor do setor de farmácia de manipulação.  De acordo com os registros do CRF-SP, atualmente são 2.765 farmácias magistrais no Estado de São Paulo. O setor já havia se destacado no auge da pandemia com a alta na demanda por suplementos e por medicamentos de acordo com a especificidade de cada paciente como no caso dos que estavam acamados ou entubados e as soluções precisavam ser adaptadas a líquidas para serem administradas por meio de sonda, por exemplo.

Para a coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Farmácia Magistral do CRF-SP, Dra. Rejane Brunelli Ribeiro, farmacêutica Responsável Técnica com 15 anos de atuação na área, o diferencial da farmácia magistral é a individualização do medicamento, a possibilidade de associação de vários ativos numa única forma farmacêutica, além de facilitar ao paciente a adesão ao tratamento através da variedade de formas farmacêuticas, sabores, texturas e etc.

“O paciente que optar pela farmácia magistral poderá contar com a preparação dos cosméticos de acordo com o tipo de pele de cada indivíduo e suas reais necessidades, além de poder personalizá-lo como com fragrância e cor de sua preferência, por exemplo”, ressalta a Dra. Rejane.

A adaptação de medicamentos/cosméticos sempre foi uma característica da farmácia de manipulação como no caso de gestantes, pessoas que ingerem pouca água ou idosos que tendem a ter a pele desvitalizada e mais ressecada e precisam de um produto que ofereça uma hidratação mais profunda. 

Dra. Gislaine Ricci Leonardi, coordenadora do GTT de Cosmetologia do CRF-SP, destaca que o setor cosmético é bastante inovador, e sempre são lançadas matérias-primas e novas formas cosméticas. As tendências são as formulações cosméticas constituídas com substâncias biocompatíveis com a pele e seus anexos, além dos produtos com impactos sustentáveis positivos.

Dra. Gislaine, que também é professora de Cosmetologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ressalta que a legislação da farmácia de manipulação é diferente da legislação da indústria cosmética. Os produtos cosméticos industrializados são de venda livre e não requerem prescrição. No caso da farmácia de manipulação são fórmulas personalizadas e, portanto, prescritas. Com a prescrição é possível adequar a concentração da substância ativa ou fazer associações”.

Oportunidade ao farmacêutico

Dra. Rejane destaca as principais atribuições do farmacêutico na farmácia magistral estão realizar a conferência das prescrições com relação a dosagem, compatibilidades e modo de preparo, além de se envolver nas etapas de produção, atuar no controle de qualidade dos produtos acabados e insumos, além de realizar atenção e orientação farmacêutica.  “É preciso que o farmacêutico tenha perfil para gestão de pessoas, seja proativo nas diversas situações, promova sempre recursos para garantir a qualidade dos produtos, seja comunicativo e realize treinamentos constantes”.

Grupos Técnicos de Trabalho do CRF-SP 

Para acompanhar as discussões, propor e revisar normas, atividades técnicas e científicas, desenvolver materiais e muito mais ações que contribuem com o fortalecimento das áreas de atuação do farmacêutico, o CRF-SP conta com os Grupos Técnicos de Trabalho. Formados por farmacêuticos voluntários que se reúnem periodicamente na sede e nas seccionais do CRF-SP. Esse é o caso do GTT de Farmácia Magistral, que atualmente discute a comercialização de cosméticos manipulados, especificação dos insumos fitoterápicos e o controle de qualidade na farmácia magistral. Já o GTT de Cosmetologia tem trabalhado para levar informações sobre a área de cosméticos para os farmacêuticos, e também para a população. “O uso de cosméticos pode ajudar as pessoas a envelhecer com mais beleza e mais saúde, contribuindo muito para qualidade de vida e autoestima das pessoas”, finaliza a Dra. Gislaine.

Farmacêutico, se você atua em Farmácia magistral ou em Cosmetologia, está convidado a participar das reuniões dos respectivos Grupos Técnicos de Trabalho.

 

Próximas reuniões

GTT Farmácia Magistral - 27/10/22 às 20h

GTT de Cosmetologia - 3/11/22 às 20h

Para isso, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entre em contato: (11) 3067-1483

Clique aqui e confira a agenda de reuniões.

 

Thais Noronha 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.