CRF-SP homenageia profissionais por suas contribuições à categoria farmacêutica 

São Paulo, 26 de setembro de 2022.

A noite de sexta-feira, 23, foi o momento escolhido para que o CRF-SP, pela 9ª vez consecutiva, homenageasse profissionais que se destacaram pelo notável trabalho que engrandeceu a classe farmacêutica. A outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo e reuniu autoridades, diretoria, conselheiros federais e regionais, delegados regionais, representantes de entidades farmacêuticas, membros de Grupos Técnicos de Trabalho, além de familiares e amigos dos homenageados.

Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira; Dra. Luciana Canetto, vice-presidente; Dr. Marcelo Polacow, presidente e Dr. Adriano Falvo, secretário-geral do CRF-SP durante a cerimônia de abertura na Alesp Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira; Dra. Luciana Canetto, vice-presidente; Dr. Marcelo Polacow, presidente e Dr. Adriano Falvo, secretário-geral do CRF-SP durante a cerimônia de abertura na Alesp  

Criada em 2014, pela Deliberação nº 122/14, a Comenda tem por objetivo condecorar farmacêuticos, pessoas físicas com formações diversas ou pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiras pela contribuição à classe farmacêutica, à sociedade, à saúde ou pelos relevantes serviços prestados ao CRF-SP.

Na abertura da cerimônia, que foi transmitida ao vivo pelo canal do CRF-SP no YouTube, a diretoria e o conselheiro federal por São Paulo, Dr. Antônio Geraldo dos Santos, enfatizaram o quanto a Comenda é um evento especial por congratular profissionais com histórias de vida tão fascinantes.

Dr. Adriano Falvo; Deputado Ricardo Silva; Dr. Marcelo Polacow; Dra. Marise Stevanato; Dra. Danyelle Marini; Dr. Gustavo Mendes; Dra. Luciana Canetto; Dr. Rogério Silveira; Dra. Salette de Faria e Dr. Antonio Geraldo dos Santos Dr. Adriano Falvo; Deputado Ricardo Silva; Dr. Marcelo Polacow; Dra. Marise Stevanato; Dra. Danyelle Marini; Dr. Gustavo Mendes; Dra. Luciana Canetto; Dr. Rogério Silveira; Dra. Salette de Faria e Dr. Antonio Geraldo dos Santos

Confira os homenageados 

Gustavo Mendes Lima Santos (clique para ver o currículo completo)

Atuou na Anvisa por 19 anos como especialista em regulação, hoje trabalha no International Vaccine Institute (IVI), organismo internacional, sem fins lucrativos, criado em 1996 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas com o objetivo de descobrir, desenvolver e disponibilizar vacinas seguras, eficazes e acessíveis. Entre os trabalhos realizados pelo IVI, está a participação no desenvolvimento de vacinas contra doenças negligenciadas que assolam países pobres como cólera, febre tifoide, hepatite A, dengue, Zica e chikungunya.

Dr. Marcelo e Dr. Adriano Falvo entregam a medalha e a comenda ao Dr. Gustavo Mendes Dr. Marcelo e Dr. Adriano Falvo entregam a medalha e a comenda ao Dr. Gustavo Mendes  

“Recebo essa comenda representando uma enormidade de farmacêuticos que compuseram essa história junto comigo. Me lembro o quanto lutamos para que o farmacêutico pudesse ser um profissional envolvido nas ações de saúde pública e reconhecido pela qualidade técnica que possui. Agradeço a equipe que tem trabalhado comigo nesse desenvolvimento durante a pandemia, a importância de explicar para a sociedade porque precisamos de profissionais que analisam os dados de uma vacina, que garantem e dão tranquilidade às pessoas de que as vacinas são seguras e têm qualidade. Foi um trabalho muito árduo que, sem dúvida, colocou o farmacêutico no lugar que ele merece, já que é um profissional respeitado pelo seu conhecimento e que atua no desenvolvimento das primeiras moléculas até a dispensação, a interação com o paciente”.  

Marise Bastos Stevanato (clique para ver o currículo completo)

Professora nos cursos de Farmácia e de Nutrição e coordenadora do curso de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Na Farmácia, é responsável pelas disciplinas de Controle de Qualidade Microbiológico e estágios.

  Dra. Danyelle Marini e Dr. Marcelo Polacow realizam a entrega da homenagem a Dra. Marise Bastos Stevanato Dra. Danyelle Marini e Dr. Marcelo Polacow realizam a entrega da homenagem a Dra. Marise Bastos Stevanato

 

Ao receber a Comenda, Dra. Marise agradeceu aos três pilares da sua vida, os pais, os filhos e o marido. “Sou grata aos meus amigos profissionais que todos os dias caminham ao meu lado, a minha fonte de juventude aos alunos e ex-alunos que dão conta da exigente coordenadora e professora. Sou grata à Unaerp que me acolhe há 28 anos e me permite lutar por uma educação farmacêutica de excelente qualidade em um cenário educacional mercantilista e falacioso de grupos econômicos que não se comprometem com o futuro dos jovens que conduzirão esse país, mas o oposto, comprometem-se com os acionistas e usurpam o trabalho do professor. Agradeço ao CRF-SP que protege a sociedade e a minha profissão brilhantemente. Aos amigos que o CRF-SP me trouxe, como tenho carinho e admiração, vou ao CRF-SP alegre. Agradeço a Dra. Danyelle Marini, a irmã que escolhi. Receber a Comenda aqueceu meu coração e me trouxe a mensagem de que escolhi o caminho certo, mesmo errando em alguns atalhos. Em 33 anos na docência aprendi que sei nada não, só sei que com amor tudo floresce”.

Ricardo Silva (clique para ver o currículo completo)

Formado em Direito e Filosofia, é deputado federal desde 2020, quando assumiu o mandato na Câmara dos Deputados.

  Dra. Danyelle Marini, Dra. Luciana Canetto e Dr. Marcelo Polacow fizeram a entrega da homenagem ao deputado Ricardo Silva Dra. Danyelle Marini, Dra. Luciana Canetto e Dr. Marcelo Polacow fizeram a entrega da homenagem ao deputado Ricardo Silva

 

“Não me sinto merecedor da Comenda, diante de tantas pessoas que tanto lutam por um ideal justo, de saúde e aqueles que tanto fazem pelo Brasil. Pauto a minha vida por causas justas, essa homenagem me faz ter uma responsabilidade maior, não só por causa do piso salarial, mas o piso levou farmacêutico para dentro da Câmara, uma mobilização tão forte e bonita que barramos dias depois a venda de medicamentos em supermercados. Juntos aos conselhos regionais e federal, o CRF-SP foi fundamental nessa empreitada gabinete a gabinete". 

Rogério Gomes da Silveira (clique para ver o currículo completo)

Com passagens por drogaria e farmácia, é o atual Diretor da Assistência Farmacêutica no município de Osasco 

   Dr. Marcelo Polacow e Dr. Adriano Falvo fizeram a entrega da homenagem ao Dr. Rogério Gomes da Silveira Dr. Marcelo Polacow e Dr. Adriano Falvo fizeram a entrega da homenagem ao Dr. Rogério Gomes da Silveira

 

“É um momento de agradecimentos, sou muito feliz em fazer parte dessa família chamada CRF-SP, muito honrado em ser voluntário e pela longa parceria e anos de trabalho pelo Conselho. Não poderia deixar de exaltar os colaboradores do CRF-SP, os atuais e os que já passaram, os amigos conselheiros e aos meus irmãos delegados regionais, muito obrigado. Agradeço a todas as diretorias que já passaram por esse conselho. Dr. Marcelo, agradeço pela pós-graduação que me deu rumo na farmácia hospitalar. Parabenizo a todos os farmacêuticos pelo trabalho durante a pandemia. Esse conselho nunca se furtou de apoiar o farmacêutico. Agradeço a minha família. O Sol nasce todos os dias mostrando para nós que podemos recomeçar e fazer diferente”.

Salette Maria Krowczuk de Faria (clique para ver o currículo completo)

Foram quase 30 anos como pesquisadora no Instituto Butantan, atuou em momentos históricos como na primeira vacina da gripe em 1975 e nas equipes das vacinas de sarampo, rubéola, antirrábica e tríplice.  

   Dra. Luciana Canetto e Dr. Marcelo Polacow fizeram a entrega da homenagem a Dra. Salette de Faria Dra. Luciana Canetto e Dr. Marcelo Polacow fizeram a entrega da homenagem a Dra. Salette de Faria

 

“Me formei em Porto Alegre, passei em Medicina e Farmácia, mas tinha professores tão bons que escolhi a Farmácia. No Butantan trabalhei com as vacinas da gripe, sarampo, pólio e muito mais. Ao me aposentar, fui para a farmácia e, eu que ia ao CRF-SP apenas para votar, pude me dedicar como voluntária na Comissão de Farmácia. Agradeço aos ex-presidentes, estou lá de cadeira efetiva. O farmacêutico precisa da educação continuada, não foi porque eu me aposentei, que não preciso mais, vem as novas tecnologias e precisamos nos atualizar. Agradeço muito aos membros dos grupos de trabalho de Farmácia, Homeopatia, Plantas medicinais e ao Comitê Sênior". 

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.