CRF-SP inicia capacitação para Cuidado Farmacêutico nas Farmácias Comunitárias com módulos presenciais, on-lines e de tutoria

 

São Paulo, 13 de setembro de 2022

O CRF-SP iniciou neste final de semana (10 e 11 de setembro) a capacitação "Cuidado farmacêutico na farmácia comunitária", que tem como objetivo fornecer os fundamentos para que os farmacêuticos conheçam, compreendam e apliquem o processo de raciocínio clínico e aprimorem o cuidado farmacêutico nas farmácias privadas.

O primeiro módulo presencial tratou dos manejos da hipertensão arterial sistêmica e foi ministrado pela assessora técnica do CRF-SP, Dra. Amouni Mourad.

Segundo a assessora, o farmacêutico que fizer a capacitação, primeiramente irá resgatar alguns conceitos de cuidado farmacêutico, além de terem reforços sobre técnicas práticas que possibilitem ao profissional entender a importância do manejo e como contribuir com a adesão ao tratamento.

“É muito importante utilizar técnicas de orientação que contribuam no entendimento do paciente sobre o o uso do medicamento para um tratamento eficaz. Muitas vezes não há adesão e isso irá prejudicar sua saúde.  Esperamos que os nossos colegas farmacêuticos estejam preparados para fazer a diferença para a população que os procura”, ressaltou.

O curso é composto por mais três módulos presenciais, que abordarão diabetes mellitus, dislipidemia e obesidade e ocorrerão em outubro, novembro/22 e janeiro/23. Também estão sendo aplicados módulos on-line, disponíveis na Academia Virtual de Farmácia. Haverá, ainda, uma tutoria com duração de 16 semanas, com o intuito de auxiliar o farmacêutico na implantação do cuidado farmacêutico e na realização das consultas farmacêuticas em farmácias privadas.

Confira abaixo o depoimento de alguns farmacêuticos que iniciaram o curso neste final de semana:


“Não estou atuando na assistência, mas quero retomar esse aspecto da profissão pois é o que eu busco desde que me formei, 2016. Atualmente estou em laboratório, mas quando vi o curso, achei uma oportunidade de ver mais sobre os cuidados farmacêuticos, que avançaram muito desde que conclui a graduação.”

Dra. Robilene Sousa de Oliveira

 

 

 

“Me formei em 2013 e estava procurando um curso para dar segmento em meu currículo, como já faz um tempinho, é muito importante estarmos sempre atualizados.”

Dra. Karina de Paula Moreira

 

 

 

  “Primeiramente é sempre importante a gente se atualizar. Além disso, gostei do tema da capacitação, assim como do conteúdo programático. Já havia feito outros cursos pelo CRF-SP, sempre com conteúdo e professores muito bons. Minha expectativa é que essa capacitação contribua na minha atuação no cuidado com o paciente.

Dra. Camila Ávila Andrade Teles

  

“Vim buscar mais conhecimento e tentar aplicar no dia-a-dia com o paciente. O curso contribui muito para nossa atualização para o mercado e para o futuro e o CRF-SP tem dado bastante apoio aos farmacêuticos no aprimoramento profissional.”

Dra. Denise da Silva Massagardi

 

 

 

  “Já atuo com cuidado farmacêutico e vim para agregar mais conhecimento e ver o que tem de novo que possa contribuir na saúde dos pacientes.”

Dra. Tatiane Muniz Valente Gomes

 

 

  

 “Está sendo minha primeira capacitação presencial depois da pandemia e estou com muita expectativa. Eu trabalho em ambulatório médico e atuo na linha de cuidados de diabetes e hipertensão. Acredito que essa capacitação vai ajudar muito nos meus atendimentos porque muitas vezes são pacientes que vêm totalmente descompensados e precisam de um atendimento mais personalizado.” Dra. Regina Guimarães

 

 

  

Monica Neri

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.