Produtos para saúde é tema do novo Grupo Técnico de Trabalho do CRF-SP

 

São Paulo, 17 de agosto de 2022.

São considerados produtos para a saúde equipamentos, aparelhos, materiais, artigos ou sistemas de uso ou aplicação médica, odontológica ou laboratorial destinados à prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação ou anticoncepção que não utilizam meio farmacológico, imunológico ou metabólico para realizar sua principal função em seres humanos, podendo, entretanto, serem auxiliados em suas funções por tais meios, conforme Anexo I da Resolução RDC nº 185, de 22 de outubro de 2001.

Para discutir o papel do farmacêutico nas empresas que fabricam, distribuem e importam produtos para saúde (chamados também de produtos médicos), o CRF-SP criou o Grupo Técnico de Saúde (GTT) de Produtos para a Saúde. Muitos profissionais não sabem que podem atuar nesta área, mas possuem competências técnicas e habilidades para o trabalho.

O Grupo é coordenado pela Dra. Tatiane Cristina Biajante, farmacêutica especialista em Qualidade e Assuntos Regulatórios que atua como responsável técnica em empresa distribuidora/importadora de medicamentos, cosméticos, saneantes, alimentos e produtos para a saúde (correlatos), sendo também responsável pela garantia de qualidade e auditoria em indústria cosmética.

Dra. Tatiane aponta que, no atual cenário da profissão, a criação do GTT é oportuna por ser uma área com amplas oportunidades para o farmacêutico. “Devido à pandemia, houve um grande aumento de produtos para saúde, equipamentos, materiais e diagnóstico in vitro para processos de registro junto à Anvisa, bem como inspeções de fábrica. Nesse contexto, o farmacêutico tem um papel importante, pois as normas são parecidas com as de medicamentos, sendo necessário avaliar a segurança e eficácia desses produtos”.

A farmacêutica destaca que entre os objetivos do GTT estão o fornecimento de orientações para adequar a legislação do setor, além de estabelecer um canal direto com a Anvisa, já que muitos produtos são novos e com tecnologia avançada para obtenção de registro e inspeções direcionadas.

A primeira reunião do Grupo Técnico de Trabalho de Produtos para a Saúde está prevista para ocorrer em 2 de setembro de 2022. Farmacêuticos interessados em participar podem contatar o departamento responsável: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias
 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.