O etexilato de dabigatrana atua como bloqueador de um componente chave na cascata de coagulação, sendo inicialmente indicado para prevenção de tromboembolismo venoso (TEV) em pacientes submetidos à cirurgia para colocação de prótese total de quadril e joelho. Somente no Brasil, estima-se que sejam realizados todos os anos cerca de 70 mil procedimentos como esses.

Segundo estudos prévios, estima-se que 480 mil mortes na Europa, por ano, estejam relacionadas à ocorrência de TEV - mais do que o dobro do número de mortes causadas por câncer de mama, câncer de próstata, Aids e acidentes de trânsito somados.

Até o momento, a prevenção da formação de coágulos era realizada com medicamentos utilizados de forma injetável ou, nos casos em que eram utilizados medicamentos orais, havia a necessidade de monitorar o paciente por meio de exames laboratoriais.

A partir de agora, o paciente pode prevenir-se contra a formação de coágulos (trombos) de forma mais prática, sem a necessidade de permanecer hospitalizado e ser monitorado. O medicamento tem rápido início de ação e mecanismo inovador, além de efeito previsível e dose fixa (uma vez ao dia), características que permitem a prevenção com equilíbrio entre perfil de eficácia e perfil de segurança, mesmo no ambiente doméstico, após a alta hospitalar, conforme preconizam entidades médicas americanas e brasileiras como a American College of Chest Physicians e a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.