Comitê do CRF-SP presta assistência gratuita às prefeituras interessadas em ampliar e qualificar serviços farmacêuticos

 
 
São Paulo, 28 de julho de 2022.
 
Com o objetivo de capacitar e qualificar os farmacêuticos da rede pública para ampliação dos serviços clínicos à população, o CRF-SP criou em junho de 2022 o Comitê de Apoio ao Serviço Público (Casp).

A ideia é que, por meio deste comitê, o Conselho possa oferecer capacitação técnico-profissional aos farmacêuticos que atuam em serviços municipais de saúde, analisar a realidade do serviço de Assistência Farmacêutica (AF) local e, partir disso, elaborar em conjunto com os gestores locais uma proposta técnica para avanço da AF prestada aos munícipes.
 
Entre as vantagens de o município contar com uma assistência farmacêutica estruturada estão:
 
 Promoção de atendimento humanizado e especializado aos pacientes;
 Redução de erros de dispensação de medicamentos;
 Possibilidade de promover acompanhamento farmacoterapêutico;
 Redução do desperdício, perdas e gastos com medicamentos;
 Orientação quanto às interações medicamentosas e reações adversas;
 Redução nos retornos desnecessários às consultas médicas e de outros profissionais de saúde por meio da promoção dos cuidados farmacêuticos em transtornos menores de saúde;
 Redução nas internações por uso incorreto de medicamentos;
 Redução da judicialização dos medicamentos e produtos para saúde do município;
 Promoção do Uso Racional de Medicamentos, conforme determina a Lei nº 13.021/14;
 Redução nos retornos desnecessários às consultas médicas e de outros profissionais de saúde por meio da promoção dos cuidados farmacêuticos, incluindo a prescrição farmacêutica em transtornos menores de saúde.

Os gestores municipais interessados em saber mais sobre o Casp podem entrar em contato do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones (11) 3067-1472/1455.
 
 
Renata Gonçalez
Departamento de Comunicação CRF-SP
 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.