Encontro oferece informações sobre áreas de atuação para recém-graduados no cenário pós-pandemia

 

Dra. Danyelle Marini e Dr. Adriano FalvoDra. Danyelle Marini e Dr. Adriano FalvoSão Paulo, 27 de junho de 2022.

O CRF -SP realizou no sábado (25/7) o 7º Encontro de Jovens Farmacêuticos, evento que teve o objetivo de discutir e refletir sobre o cenário profissional para recém-graduados na transição pós-pandemia. O encontro aconteceu na Universidade São Judas, na capital.

A abertura dos debates foi realizada pela diretoria do CRF-SP, representada pela diretora tesoureira, Dra Danyelle Marini, que elogiou o trabalho do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) Jovem do CRF-SP que preparou o evento, em especial da Dra. Gabrielle Gimenes Lima, coordenadora, e do Dr. Lucas dos Reis Ercolin, vice-coordenador. “Estar com jovens é ter energia de jovem”, disse. O secretário geral, Dr. Adriano Falvo, também elogiou o GTT Jovem. “ Um trabalho maravilhoso e a cada dia produzindo mais, demonstra a capacidade e o brilhantismo do grupo”, afirmou.

Dr. Sebastião Patrocínio, Dr. André Luís dos Santos e Dra. Marise BastosDr. Sebastião Patrocínio, Dr. André Luís dos Santos e Dra. Marise Bastos

A primeira atividade debateu sobre as aéreas tradicionais da profissão farmacêutica, inicialmente apresentando a visão de um profissional sênior, representado pelo Dr. Sebastião Paulo Patrocínio, coordenador do GTT Sênior do CRF-SP. No auge de seus 82 anos e em plena atividade, contou sobre sua vasta experiência na indústria e de sua paixão pela profissão, pela família e pela vida. “Está faltando gente qualificada. Vocês que estão se preparando, vão alcançar o que almejam”, afirmou.

Depois o Dr. André Luis dos Santos, coordenador do Comitê de Ações na Comunidade do CRF-SP e Delegado Regional da Seccional de São José dos Campos do CRF-SP, palestrou sobre o papel do farmacêutico junto à comunidade, em especial das atividades voltadas em benefício da população. “Façam o melhor e a diferença na vida dos pacientes, clientes, liderados e chefia”, aconselhou.

Dra. Ana Tarina, Dr. Andreson Freira e Dra. Elaine ManzanoDra. Ana Tarina, Dr. Andreson Freira e Dra. Elaine Manzano

Dra. Marise Bastos Stevanato, vice-coordenadora do GTT de Educação Farmacêutica do CRF-SP, apresentou a atual visão de um profissional da educação farmacêutica, destacando o impacto da pandemia na formação de novos profissionais. “Essa é a primeira pandemia do século 21 e infelizmente não será a última, enfrentaremos outras com maior ou menor gravidade. Na educação, o impacto maior foi o esvaziamento das salas de aula. Outra consequência foi que as pessoas saíram da zona de conforto, mas tiveram uma excelente chance para crescer”, comentou.

Daniela Aquino, fundadora e Diretora Executiva de uma empresa de consultoria em Recursos Humanos focada no universo farmacêutico, químico e cosmético falou sobre as competências que o mercado exigirá para a contratação de profissionais no cenário pós-pandemia. A especialista listou habilidades necessárias, como: “resiliência, autonomia, responsabilidade, capacidade de gerenciamento, determinação, persistência, criatividade e inovação, comunicação e capacidade de influenciar o outro”, enumerou a palestrante.

Daniela Aquino, Dra. Beatriz Linhares (em palestra online diretamente do Haiti ao lado do Dr. Lucas dos Reis Ercolin, vice-coordenador do GTT Jovem) e Dra. Patrícia Moriel Daniela Aquino, Dra. Beatriz Linhares (em palestra online diretamente do Haiti ao lado do Dr. Lucas dos Reis Ercolin, vice-coordenador do GTT Jovem) e Dra. Patrícia Moriel

A segunda mesa de debates sobre áreas emergentes na farmácia contou com a participação do Dr. Anderson Freire Carniel, coordenador do GTT de Farmácia Veterinária do CRF-SP, que apresentou o potencial do segmento veterinário para novos farmacêuticos. “Animais são pacientes e merecem todo nosso cuidado, eles têm necessidades diferentes dos seres humanos, isso requer conhecimentos específicos dos profissionais. É uma área extremamente empolgante”, disse.

Dra. Ana Tarina Alvarez Lopes, coordenadora do GTT de Pesquisa Clínica do CRF-SP, destacou os objetivos do segmento em benefício da população, que é o de coletar e estudar dados científicos e avaliar a eficácia e segurança do uso de um determinado medicamento como alternativa terapêutica no tratamento de doenças. “Para que isso aconteça, precisamos de pesquisa, ensaios clínicos e conhecimento baseado em dados científicos”, completou.

Já a Dra. Elaine Cristina Izzo Manzano, vice-coordenadora do GTT de Logística de Produtos de Interesse à Saúde do CRF-SP, falou sobre os conhecimentos e habilidades necessárias para atuação no setor. “É uma área em expansão e se especializando cada vez mais”, afirmou.

Apresentando seu tema diretamente do Haiti, local onde está atuando em uma missão, a Dra.  Beatriz Linhares Alves Ribeiro, farmacêutica e gerente de farmácia em projetos de ação humanitária, palestrou sobre as perspectivas de atuação nesse segmento para novos profissionais e sobre suas experiências em missões humanitárias pelo mundo. “Não há uma necessidade de preparação específica, mas algumas experiências são muito relevantes, como por exemplo a assistência em saúde pública, quando você tem a possibilidade de trabalhar com doenças negligenciadas e em todo o ciclo da assistência farmacêutica”, destacou.

Já a palestra de encerramento, com o tema "Novos desafios na pesquisa brasileira", foi apresentada pela Dra. Patrícia Moriel, professora Livre-docente do curso de Farmácia, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela apresentou estatísticas da pesquisa científica no Brasil e no mundo e da necessidade do desenvolvimento do segmento no país. “Quantidade de pesquisa clínica não significa qualidade, mas sim o quanto seu trabalho teve de impacto na ciência”, ressaltou.

Carlos Nascimento

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.