CRF-SP promove campanha de arrecadação de itens de higiene, com destaque à absorventes

*Esta campanha não promove arrecadação de medicamentos. Para doação de medicamentos ou destinação final de medicamentos não utilizados, entre em contato com a Secretaria de Saúde de seu município.

 

 

São Paulo, 27 de junho de 2022

O CRF-SP lança nesta segunda-feira, dia 27 de junho, a Campanha Farmácia Solidária – Produtos de Higiene. A campanha é um reflexo do aumento do índice da pobreza no país nos últimos dois anos, motivado principalmente pela pandemia de covid-19, com destaque à pobreza menstrual, que ocorre com pessoas que menstruam e não possuem acesso a itens de higiene, como absorventes e redes de saneamento, além da falta de informações a respeito do ciclo menstrual.

O objetivo é arrecadar produtos de higiene (com destaque a absorventes) nos estabelecimentos farmacêuticos do Estado de São Paulo e na sede e seccionais do CRF-SP para distribuição às pessoas em situação de vulnerabilidade e reforçar o papel social do CRF-SP, assim como do farmacêutico.

Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP, foi a idealizadora da campanha e destaca o problema gerado pela pobreza menstrual tanto na evasão social ou do trabalho, quanto para a saúde das mulheres.

“Precisamos nos mobilizar para diminuir esse problema tão grave em nosso país. Quando falta absorvente, muitas mulheres não conseguem sair para trabalhar e as adolescentes precisam faltar às aulas. Além disso, há relatos de uso de folhas de jornal e até mesmo miolo de pão no lugar dos absorventes, o que pode acarretar em infecções e outras doenças ginecológicas, ” destaca.

Uma em cada dez meninas falta às aulas durante o período menstrual em todo o mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil,  uma em cada quatro adolescentes estudantes já faltou a escola motivada pela pobreza menstrual, segundo dados de um levantamento realizado pela Toluna/Always.

Além disso, em 2020 o índice de brasileiros vivendo na pobreza chegou a 27 milhões, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ou seja, 13% das pessoas no país estavam vivendo com no máximo 290 reais por mês para arcar com todas as despesas pessoais durante a pandemia.

Inspiração

Uma das inspirações da campanha foi um projeto iniciado pela apresentadora de TV e blogueira Patrícia Helena, que comanda o programa ‘Mulheres Maravilha’.

“Eu nunca havia pensado sobre questões da pobreza menstrual, até me deparar com esta realidade em uma entrevista em meu programa de televisão. Ao ver os dados sobre essa realidade, fiquei assustada, e mais ainda, indignada por mensurar a quantidade de meninas que perdem aula por não possuir itens básicos de higiene como sabonete, e menos ainda, absorventes”, conta.

Patrícia lançou, então, a campanha de arrecadação de absorventes em suas redes sociais e na TV em que trabalha. A maior parte das doações são encaminhadas a duas renomadas instituições de ensino universitário na cidade de São João da Boa Vista – SP, que possuem projetos acerca da pobreza menstrual e uma parte é reservada para meninas que entram em contato direto solicitando estes itens. A campanha é vitalícia e necessária.

“Sou uma gota do oceano, mas ele é feito de gotas também, então me deixa feliz saber que posso deixar mais tranquila a vida de uma menina quando sua menstruação chegar”, afirmou Patrícia.

Apresentadora de TV e blogueira Patrícia Helena, que comanda o programa ‘Mulheres Maravilha’, com alguns dos absorventes arrecadados em sua campanha, que serviu como inspiração a Campanha Farmácia Solidária - Produtos de Higiene.Apresentadora de TV e blogueira Patrícia Helena, que comanda o programa ‘Mulheres Maravilha’, com alguns dos absorventes arrecadados em sua campanha, que serviu como inspiração a Campanha Farmácia Solidária - Produtos de Higiene.

Como participar da campanha Farmácia Solidária – Produtos de Higiene

 I – Estabelecimentos Farmacêuticos da cidade de São Paulo

a. Enviar os dados (nome fantasia, razão social, horário de funcionamento, endereço, nome e CRF do Farmacêutico Responsável Técnico e horário de funcionamento) para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto QUERO SER UMA FARMÁCIA SOLIDÁRIA.

Após análise da regularidade do estabelecimento perante o CRF-SP, esses dados serão divulgados no portal do CRF-SP, e o simples envio das informações implicará na autorização para a divulgação no site do CRF-SP e de entidades parceiras.

b. Imprimir o cartaz desenvolvido pelo CRF-SP e afixar em local visível ao público; (Clique aqui para acessar)

c. Preparar uma caixa (colar o cartaz também nesta caixa) para que sejam depositados os produtos de higiene doados;

d. Antes da entrega das doações, preencher o formulário de entrega das doações (levar duas vias preenchidas e impressas); (Clique aqui para acessar)

e. Os produtos de higiene doados e 1 via do formulário citado no item “d”, deverão ser entregues em um dos 20 locais da Ação Cidade Solidária, iniciativa da Prefeitura de São Paulo. Obs: Farmácias próximas à Cruz Vermelha Brasileira (Av. Moreira Guimarães, 699, Indianópolis, São Paulo – SP) podem entregar diretamente nesse local;

f. Fotografar o ato da entrega das doações;

g. Após efetuar a entrega das doações, encaminhar a cópia do formulário (citado no item “d”), razão social, nome fantasia e endereço da farmácia, nome e CRF-SP do farmacêutico responsável pela ação no estabelecimento e as fotos da entrega para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (com o assunto DIVULGAÇÃO FARMÁCIA SOLIDÁRIA) para divulgação das ações nos canais de comunicação do CRF-SP.

O simples envio das imagens e das informações implicará na autorização para a divulgação no site do CRF-SP e de entidades parceiras.

II - Farmácias e drogarias de cidades com seccionais do CRF-SP

a. Entrar em contato com a seccional do CRF-SP na sua cidade e informar sobre a participação na campanha (nome fantasia, razão social, horário de funcionamento, endereço, nome e CRF do Farmacêutico Responsável Técnico e horário de funcionamento).

Após análise da regularidade do estabelecimento perante o CRF-SP, esses dados serão divulgados no portal do CRF-SP, e o simples envio das informações implicará na autorização para a divulgação no site do CRF-SP e de entidades parceiras.  

b. Imprimir o cartaz desenvolvido pelo CRF-SP e afixar em local visível ao público;  (Clique aqui para acessar)

c. Preparar uma caixa (colar o cartaz também nesta caixa) para que sejam depositados os produtos de higiene doados;

d. Entrar em contato com a seccional do CRF-SP de seu município para combinar sobre a entrega das doações recebidas na farmácia.

III - Farmácias e drogarias de outras cidades do Estado de São Paulo (exceto capital e cidades com seccionais do CRF-SP)

a. Entrar previamente em contato com o órgão da prefeitura local que arrecada produtos de higienes (ex: Fundo Assistencial ou de Solidariedade do Município) para informar sobre a campanha e verificar se é possível que os produtos arrecadados sejam retirados na farmácia ou combinar outra forma de entrega.

b. Entrar em contato com a respectiva seccional do CRF-SP e informar sobre a participação na campanha (nome fantasia, razão social, horário de funcionamento, endereço, nome e CRF do Farmacêutico Responsável Técnico e horário de funcionamento).

Após análise da regularidade do estabelecimento perante o CRF-SP, esses dados serão divulgados no portal do CRF-SP, e o simples envio das informações implicará na autorização para a divulgação no site do CRF-SP e de entidades parceiras.

c. Imprimir o cartaz desenvolvido pelo CRF-SP e afixar em local visível ao público; (Clique aqui para acessar)

d. Preparar uma caixa (colar o cartaz nesta caixa também) para que sejam depositados os produtos de higiene doados;

e. Efetuar a entrega dos produtos de higiene no órgão da prefeitura municipal, de acordo com a forma citada no item “a”;

f. No ato da entrega das doações no órgão da prefeitura, preencher o formulário de entrega das doações (duas vias preenchidas e impressas) e solicitar assinatura do responsável pelo atendimento. Uma fica com o responsável pela doação e a outra com o órgão da prefeitura; (Clique aqui para acessar o formulário)

g. Fotografar o ato da entrega das doações;

h. Após efetuar a entrega das doações, encaminhar a cópia do formulário (citado no item “f”), razão social, nome fantasia e endereço da farmácia, nome e CRF-SP do farmacêutico responsável pela ação no estabelecimento e as fotos da entrega para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (com o assunto DIVULGAÇÃO FARMÁCIA SOLIDÁRIA) para divulgação das ações nos canais de comunicação do CRF-SP.

 O simples envio das imagens e das informações implicará na autorização para a divulgação no site do CRF-SP e de entidades parceiras.

População - Onde doar

Os produtos de higiene podem ser doados nas farmácias participantes da campanha (confira na aba farmácias participantes), na sede do CRF-SP (Rua Capote Valente, 487 – Jardim América – São Paulo/SP) e nas seccionais no Estado de São Paulo.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP
 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 
 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.