Curso do Conselho Federal de Farmácia conta com polos no Estado de São Paulo. Inscrições abertas

São Paulo, 1 de abril de 2022.

O Conselho Federal de Farmácia, por meio do Grupo de Trabalho de Educação Permanente, oferece gratuitamente o curso PRESCREVER voltado aos farmacêuticos e estudantes de Farmácia do Estado de São Paulo. Os módulos presenciais acontecerão mensalmente.

O objetivo é capacitar farmacêuticos e estudantes para a prática da prescrição farmacêutica. Trata-se de conteúdo pensado por farmacêuticos para farmacêuticos. Ao final do curso, a intenção é que os alunos estejam melhor preparados para assumir sua autoridade como responsáveis técnicos, e mais, como profissionais do cuidado ao paciente.

Esse projeto, de maneira inovadora, foi desenhado minuciosamente, considerando as principais competências a serem trabalhadas para que tenhamos um farmacêutico ativo e motivado para mudar vidas. Para tal, ele conta com módulos teórico-práticos e uma estrutura de assessoria online, composta por farmacêuticos experientes e altamente capacitados para ajudar no processo de formação.

Os alunos para obtenção do certificado, deverão ter o mínimo de 75% de presença ao final do curso.

Estudantes de Farmácia do último ano podem participar, no entanto recebem declaração de participação e não certificado.

Obs: As inscrições estão abertas e podem ser realizadas clicando no link abaixo:

São Paulo - Clique aqui.

*Apenas os farmacêuticos receberão certificado.

Módulos

Esse curso tem como objetivo o desenvolvimento de competências clínicas para que o farmacêutico possa realizar uma prescrição racional de medicamentos, com base na legislação vigente. Para tanto, serão seguidas as etapas: acolhimento da demanda; avaliação da necessidade ou problema de saúde do paciente por meio de anamnese e exame físico; identificação de sinais de alerta; plano de cuidado para manejo dos problemas identificados por meio da prescrição de medicamentos isentos de prescrição médica e/ou encaminhamento a outros profissionais e serviços de saúde; avaliação dos resultados. A parte presencial do curso será estruturada em seis módulos, divididos em dois dias, ministrados através da exposição dialogada e discussão de casos clínicos.

MÓDULO 1 - Introdução à prescrição farmacêutica

• Legislações que norteiam a atuação farmacêutica frente as suas atribuições clínicas, indicação e prescrição farmacêutica.
• Medicamentos Isentos de Prescrição Médica e sua importância para o autocuidado responsável e saúde da população.
• Semiologia e comunicação farmacêutica.

MÓDULO 2 - Condições Respiratórias

• Tosse
• Dor de garganta
• Espirro
• Congestão nasal

MÓDULO 3 - Condições Gastrointestinais

• Azia e indigestão
• Constipação
• Diarreia
• Náusea e vômito
• Sintomas de hemorroida
• Úlceras na boca
• Aftas

MÓDULO 4 - Condições Dermatológicas

• Micoses superficiais (pele e unha)
• Dermatites (atópica, de contato, de fraldas, seborreica)
• Escabiose
• Acne
• Queimaduras leves
• Melasma
• Urticária
• Brotoeja
• Ceratose pilar
• Pitiríase versicolor
• Rosácea

MÓDULO 5 - Condições geniturinárias / Condições dolorosas e inflamatórias

• Dismenorreia
• Corrimento vaginal
• Polaquiúria e disúria
• Cefaleia
• Dores osteomusculares
• Febre
• Mialgia

MÓDULO 6 - Cessação Tabágica

• Epidemiologia, importância, classificação, fatores de risco e consequências do tabagismo;
• Avaliação do tabagista;
• Estratégias terapêuticas para o tratamento da cessação tabágica (tratamento farmacológico e não farmacológico);
• Estruturação de programa de cessação tabágica;
• Método clínico de cuidado farmacêutico aplicado a pacientes fumantes.

Thais Noronha
Departamento de Comunicação CRF-SP (com informações CFF)

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!