Primeiro evento do ano mostra criatividade e inovação de farmacêuticos que fazem a diferença no cuidado ao paciente

Realizado no formato hibrido, online e presencial (respeitando os protocolos da covid-19) o evento destacou o tema “Criatividade e inovação no cuidado ao paciente” Realizado no formato hibrido, online e presencial (respeitando os protocolos da covid-19) o evento destacou o tema “Criatividade e inovação no cuidado ao paciente” São Paulo, 21 de janeiro de 2022.

Como já é uma tradição do CRF-SP, o primeiro evento do ano foi mais uma oportunidade para reforçar conhecimentos e capacitação profissional, além de comemorar a passagem do Dia do Farmacêutico (20/01). O já tradicional Encontro Paulista de Farmacêuticos, que está em sua 22ª edição, foi realizado nesta sexta-feira (21) no auditório da Universidade Paulista (Unip), unidade Indianópolis.

Realizado no formato hibrido, online e presencial (respeitando os protocolos da covid-19) o evento destacou o tema “Criatividade e inovação no cuidado ao paciente”, mostrando iniciativas de farmacêuticos que foram além e fizeram a diferença em suas áreas de atuação.

Para dar início ao evento, foi convidado a dar sua saudação o Dr. Alípio de Oliveira do Carmos, representando a Unip, universidade anfitriã do evento. Em seguida falaram os diretores do CRF-SP.

Dr. Adriano Falvo, secretário-geral, ressaltou os esforços da diretoria para simplificar o dia a dia do farmacêutico. “Os processos serão revisados constantemente e modernizados, sempre com o objetivo de agregar facilidades e inovações”, comentou.O XXII Encontro Paulista foi o primeiro evento da nova diretoria. Dra. Luciana Canetto, vice-presidente; Dra. Danyelle Marini, diretora tesoureira; Dr. Marcelo Polacow, presidente; e Dr. Adriano Falvo, secretário geralO XXII Encontro Paulista foi o primeiro evento da nova diretoria. Dra. Luciana Canetto, vice-presidente; Dra. Danyelle Marini, diretora tesoureira; Dr. Marcelo Polacow, presidente; e Dr. Adriano Falvo, secretário geral

A diretora-tesoureira, Dra. Danyelle Marini, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais durante a pandemia. “Os farmacêuticos trabalharam como nunca, se reinventaram, atenderam a população e fizeram a diferença”, lembrou.

Em seguida a Dra. Luciana Canetto, vice-presidente, destacou que uma das estratégias da diretoria será reforçar a fiscalização orientativa. “O objetivo é subsidiar e esclarecer o farmacêutico sobre as normas que norteiam a profissão, bem como orientá-los na implementação de boas práticas”, observou.

Logo depois, o Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, deu as boas-vindas destacando a importância do evento para a categoria e para a nova gestão do conselho. Também chamou atenção para o árduo trabalho do farmacêutico na pandemia. “Como forma de agradecimento a esses profissionais que enfrentaram momentos tão difíceis, não poderíamos deixar de homenageá-los, assim como também as vidas perdidas neste período”, disse o presidente. Em seguida solicitou um minuto de silêncio em respeito a essas pessoas.

A seguir o presidente apresentou a primeira palestra do evento “Considerações inicias e principais projetos do CRF-SP para 2022”.  Dentre os assuntos abordados, o Dr. Polacow destacou os objetivos estratégicos da atual gestão do conselho, que investirá na simplificação e desburocratização de processos, otimização do fluxo de tratamento de denúncias, modernização de processo, no desenvolvimento de ações de educação continuada, atuação na normatização das áreas de atuação, além de promover a participação social no direcionamento das ações do conselho.Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, apresenta sua palestraDr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, apresenta sua palestra

Durante sua apresentação, Dr. Marcelo também fez o lançamento da Cartilha de Atuação do Farmacêutico em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), que contou com a participação do coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Cuidado ao Idoso do CRF-SP, Dr. Gustavo Alves.

Experiência internacional

Os participantes do Encontro também puderam acompanhar a palestra internacional da farmacêutica portuguesa Dra. Paula Iglésias, que tem experiência na academia, também gerencia seu perfil das redes sociais e o portal “As Dicas da Farmacêutica” (@dicas_da_farmaceutica e www.dicasdafarmaceutica.pt). Segundo a palestrante, o objetivo da atuação em mídias sociais é atingir um número maior de pessoas com orientação, promovendo a saúde e ajudando a prevenir e tratar doenças.

Sobre os serviços farmacêuticos prestados na farmácia comunitária em Portugal, ela ressaltou as principais tendências na área da saúde e a sua visão de futuro para a farmácia e para o farmacêutico. “Portugal é um país com uma população envelhecida e o objetivo estratégico dos farmacêuticos e demais profissionais de saúde é melhorar a qualidade de saúde das pessoas com mais de 60 anos”, ressaltou.  Da esq. p/ dir.: Dra. Paula Iglésias, Dr. Mário Rezende e Dra. Alexandra Mariano FidêncioDa esq. p/ dir.: Dra. Paula Iglésias, Dr. Mário Rezende e Dra. Alexandra Mariano Fidêncio

Além disso, ela falou sobre os serviços prestados nas farmácias comunitárias de Portugal e como eles foram essenciais durante a pandemia, como a orientação e testes. Afirmou também que a estratégia segue princípios descritos como os “5 Ps”, que compreende: personalização, previsão, prevenção, participação e pertinência do tratamento.

Criatividade e Inovação no Cuidado Farmacêutico - Experiências nacionais

O painel seguinte, com a participação de farmacêuticos brasileiros foi iniciado com a apresentação da Dra. Alexandra Mariano Fidêncio, coordenadora de saúde na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Ela falou sobre sua experiência como gestora do maior orçamento para acesso a medicamentos dentre as Unidades Federativas do país, com mais de R$1 bilhão, se contar os medicamentos movimentados pelo Estado, esse valor chega a quase em R$3 bilhões.

Sobre os desafios da Assistência Farmacêutica do Estado enfrentados pelo governo na atual crise de saúde mundial, a Dra. Alexandra apontou a dificuldade de oferta de medicamentos, principalmente nos momentos mais críticos da pandemia no Brasil, entre eles o destaque para os medicamentos hospitalares para sedação, chamados “kit intubação”.

“Para esse desafio, criamos rapidamente uma ferramenta para coleta de dados, monitoramento das informações e transparências de dados, uma plataforma chamada Medcovid”, disse a gestora. Para ela esse trabalho foi muito importante pois foi possível controlar melhor os sedativos em todo o Estado de São Paulo, permitindo que os pacientes não acordassem enquanto estavam intubados, garantindo mais conforto na internação.

O jovem farmacêutico Dr. Mário Rezende, docente e especialista em Farmácia Clínica, fez a segunda apresentação do painel. Atuando na cidade de Canindé, no interior do Estado do Ceará, o profissional conquistou atuação destacada em consulta e prescrição farmacêutica, entre outras razões, por meio da visibilidade construída nas redes sociais. Para ele não há como o trabalho do farmacêutico ser reconhecido apenas por seu conhecimento adquirido, mas pelo valor que as pessoas enxergam no seu trabalho.

Dr. Mário afirmou que a imagem do profissional importa e que quanto mais o farmacêutico aparece, mais as pessoas lembram do seu trabalho. “Quando soube que abriria uma farmácia, iniciei um processo de emagrecimento, pois preciso ser referência para as pessoas que atendo. Procuro me vestir e estar bem arrumado, mostro que tenho bons hábitos nas redes sociais e investi em desenvolver minha habilidade de comunicação”, disse o farmacêutico, que sempre é convidado para entrevistas nos meios de comunicação e produz conteúdos muito acessados por seus mais de 21 mil seguidores.

Para o farmacêuticoo essas ações foram importantes para oferecer um diferencial para a população da sua cidade. Hoje sua agenda é cheia e seus pacientes só conseguem horários para a semana seguinte. “Sou reconhecido e há pessoas até que me consideram a esperança delas”, disse.

Dra. Karina Soeiro e o palestrante Marcos Piangers Dra. Karina Soeiro e o palestrante Marcos Piangers

Para finalizar o painel, a empreendedora e consultora, mestre em ciências farmacêuticas, especialista e pesquisadora, Dra. Karina Soeiro contou sua trajetória de sucesso na área Magistral e de Dermocosméticos.

Ela destacou que na área em que atua, um dos desafios é ganhar o respeito dos pacientes, mas também dos prescritores. “Ganhamos notoriedade e respeito dos outros profissionais demonstrando nosso conhecimento e compromisso com o nosso trabalho e com a saúde do paciente”.

Uma estratégia que a Dra. Karina adotou foi trabalhar de forma multidisciplinar com o prescritor, ministrando aula sobre os produtos, técnicas e tecnologias para os médicos. Atualmente ela realiza consultoria também para outros farmacêuticos e essa rede de relacionamento entre profissionais se ampliam.

Outra dica da Dra. é estar sempre atento às inovações e novidades do mercado. Um exemplo que a projetou nacional e internacionalmente como inspiração na área farmacêutica foi justamente uma novidade: a criação de uma cosmeteria gourmet, que mescla experiências olfativa, sensorial e lúdica para os cosméticos com inspirações da confeitaria.

Inovação, Criatividade e Tecnologia: uma espiada no futuro após a pandemia

O Encontro foi fechado com “chave de ouro” com a palestra master "Inovação, Criatividade e Tecnologia: uma espiada no futuro após a pandemia", ministrada por Marcos Piangers (@piangers).

Piangers é autor do best seller “O Papai é Pop” e apresentou de maneira bem-humorada a importância da tecnologia, oportunidades digitais e de inovação no mundo atual, que está conectado e mudando os aspectos das empresas, marcas, profissões e pessoas.

O “papai pop” demonstrou como a tecnologia está avançando e que a tendência é que ela não pare de avançar. “Temos computadores cada vez mais rápidos e menores e a previsão é de que em 2045 um único computador será mais inteligente que a humanidade inteira".

Um exemplo de tecnologia avançada dada pelo Piangers foi o uso da inteligência artificial que chegou ao ponto de terminar a 10ª Sinfonia de Bethoven, que ficou inacabada pelo músico, e que a máquina finalizou atualmente com maestria, mas que, de acordo com especialista, faltou apenas um ponto essencial: a humanidade, faltou o fator surpresa, marca do Bethoven.

E nesse contexto, o farmacêutico e outros profissionais podem pensar que ficarão obsoletos e que a tecnologia poderá “roubar” o seu papel. Mas será? Como fica nossa humanidade se a máquina consegue fazer tudo aquilo que a gente faz?

Segundo o Piangers, é a hora de se reconectar com o que temos de melhor na nossa biologia: a inteligência orgânica. “Você não é um robô”.

“Por muito tempo tratamos o humano como robô, mas você não é máquina. A máquina nunca vai surpreender, nunca vai abrir exceções ao notar percepções diferenciadas nas pessoas. A conversa pessoal, o sentir diferente ao olhar a pessoa, “o bater o santo”, o “brilho no olho” não são conceitos passíveis de ser codificados”, apontou.

Por isso, ele ressaltou que as habilidades do futuro são: liderança, paixão, caráter, espirito de colaboração, o chamado “coração humano”.

“As grandes habilidades do futuro são as habilidades humanas. O que o computador não pode e não poderá fazer. Fomos programados para ser robôs e precisamos aprender novamente a ser humano. Você nasceu para surpreender”.

Colocando em prática no ambiente farmacêutico, o palestrante definiu o farmacêutico como ponto de contato humano, quem é buscado todas as vezes que se tem dúvidas, apreensão, desorientação.

“Uma pessoa que trabalha como um robô pode ser substituído. Mas você, farmacêutico, é insubstituível quando é um ser humano, um ser empático em nível de excelência. Cada vez que você faz isso, você se diferencia. ”

Carlos Nascimento e Monica Neri
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado
Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/I9Iuyd79HbkBeDfIgzVbbA

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.