Autores recebem os prêmios pelos melhores trabalhos científicos do XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo

São Paulo, 7 de dezembro de 2021

A sessão plenária da última segunda-feira, 6/12, foi marcada por homenagens, como a entrega dos Prêmios dos melhores trabalhos científicos do XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo, realizado no formato 100% digital nos dias 10 a 13 de novembro.

O primeiro prêmio entregue na noite foi realizado à distância, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do CRF-SP, e foi para a área de Fármacos e Medicamentos, Indústria Farmacêutica e Cosmética, Logística Farmacêutica e Pesquisa Clínica com o trabalho: Controle de qualidade de amostras comerciais da Curcuma Longa, dos autores Alyne Gonçalves Bezerra, Camila Aline Romano, José Realino De Paula, Pierre Alexandre Dos Santos, da Universidade Federal De Goiás. O prêmio foi recebido pela Alyne Gonçalves Bezerra.

Na área de Saúde Pública, o trabalho premiado foi o: Avaliação do impacto do isolamento social sobre uso ou abuso de medicamentos para o tratamento ou controle de transtornos de ansiedade, dos autores: Aniely Giovanetti Marques, Janaína Fernandes Mehry, Stella Bortoli, da Universidade Estadual De Ponta Grossa. Quem recebeu o prêmio foi a Stella Bortoli.

O artigo premiado da área Relato de Experiência ficou para os autores: Bruno Simas da Rocha, Tatiana Albrecht Quites, Gabriela Berlanda, Ricardo Soares Gioda, Jacqueline Kohut Martinbiancho, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que apresentaram o trabalho: Expansão da atuação da Farmácia Clínica nas especialidades de Medicina Interna e Geriatria. Virtualmente recebeu o prêmio o Bruno Simas da Rocha.

Uma das homenageadas presencialmente foi a Maria Gabriela Miquelino Benedito, que estava representando todos os autores do melhor artigo da área Análises Clínicas e Toxicológicas com o trabalho: Determinação de ferro sanguíneo por FRX na população feminina acima de 60 anos: alternativa para prática clínica na medicina geriátrica. A outra autora do trabalho é a Cibele Bugno Zamboni, do Instituto de Pesquisas Energéticas E Nucleares – Ipen.

Na Área de Educação Farmacêutica, o primeiro lugar ficou com o trabalho: Educação em Saúde Mental para adolescentes a partir de construção interprofissional, dos autores Matheus de Lima Rodrigues, Beatriz Santos Rabello, Dayanne Lima Silva Santos, Matheus Macedo Andrade, Maria Clara Monteiro Souza, Renata Soares Da Fonseca, Jaqueline Rocha Borges dos Santos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A placa de homenagem foi entregue a Jaqueline Rocha Borges dos Santos.

Na Área de Farmácia Estética, Cosmetologia, Suplementos Alimentares e Alimentos Especiaism o trabalho premiado foi: Efeitos da suplementação de carnosina sobre a degeneração gordurosa do fígado de ratos Com Síndrome Metabólica, dos autores: Núbia Alves Grandini, Mariane Róvero Costa, Cristina Schmitt Gregolin, Fabiane Valentini Francisqueti Ferron, Artur Junio Togneri Ferron, Ana Lúcia Dos Anjos Ferreira, Camila Renata Corrêa, Fernando Moreto, da Faculdade de Medicina de Botucatu. O prêmio foi recebido pela Núbia Alves Grandini, representando todos os autores.

A área de Farmácia Clínica, Farmácia Magistral, Drogaria, Farmácia Hospitalar, Radiofarmácia e Práticas Integrativas e Complementares, o trabalho premiado foi o Impacto de um software em um programa de stewardship de antimicrobianos, dos autores Barbara Barduchi Oliveira da Silva, Fernando Gatti De Menezes, Moacyr Silva Júnior, Eduardo Juan Troster, do Hospital Israelita Albert Einstein. Quem recebeu a placa foi a Barbara Barduchi Oliveira da Silva, representando todos os autores do artigo científico. A representante dos autores foi agraciada ainda com o prêmio de melhor entre todos os trabalhos apresentados no XXII Congresso Farmacêutico de São Paulo e recebeu também uma edição inédita e limitada da Farmacopeia Brasileira, ofertada pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia (ACFB/ANF). A entrega foi realizada pelo presidente da ACFB/ANF, Dr. Michel Kfouri Filho, pelo Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho, 1º vice-presidente e pelo Dr. Lauro Domingos Moretto, secretário-geral da Academia.

Na ocasião, uma edição também foi entregue pelos representantes da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia (ACFB/ANF) ao presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado.

Homenagem aos funcionários

As homenagens da noite não pararam por aí. Os funcionários do CRF-SP que completaram 20 anos de trabalho na instituição também receberam um prêmio pelo tempo dedicado ao órgão. Foram eles o fiscal Dr. André Luis Brum e a funcionária do Atendimento da seccional de Franca, Dra. Thais Soares.

Monica Neri

Departamento de Comunicação do CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado
Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.