Audiência Pública para a criação da data acontece virtualmente no próximo dia 14/12

 

 

São Paulo, 7 de dezembro de 2021.

No próximo dia 14/12, às 16h, na Câmara dos Deputados, acontece a Audiência Pública Extraordinária (virtual) sobre a criação do Dia Nacional dos Laboratórios Clínicos. A proposta foi idealizada pelo Dr. Humberto Marques Tibúrcio, ex-presidente do Sindicato dos Laboratórios de Minas Gerais (Sindlab) e atual coordenador do Grupo Mineiro da Qualidade no Laboratório, por meio da apresentação do Projeto de Lei nº 122/2021, pelo Deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP/RJ), que "Institui o dia 14 de junho como o Dia Nacional dos Laboratórios Clínicos.

A data foi pensada em homenagem a Karl Landsteiner, ganhador do Prêmio Nobel e criador do exame do grupo sanguíneo e fator rh. “É também porque este é um exame realizado igualmente em todas as partes do mundo. No Brasil somos mais de 12 mil laboratórios, empregamos 63 mil pessoas, temos mais de 100 anos de atividade e estamos presentes em todos os 6.500 municípios brasileiros. Percebi que o nosso setor, de laboratório, não tem um dia nacional para comemorar suas conquistas, necessidades e expectativas, ressalta Dr. Humberto.

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, destaca a importância dos laboratórios de análises clínicas para o diagnóstico. “Sabe-se que 70% dos diagnósticos são feitos com base em exames laboratoriais. Durante a pandemia os laboratórios também tiveram papel importante. Muito além da realização de exames para diagnóstico de covid-19, os laboratórios são essenciais para o monitoramento de pacientes contaminados e, assim, munir os profissionais de informações para traçar os próximos passos em relação ao tratamento. A criação do Dia Nacional dos Laboratórios Clínicos é uma forma de valorizar esse trabalho e, por consequência, enaltecer a atuação de profissionais qualificados como o farmacêutico”.

A audiência, solicitada pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, será realizada por videoconferência pela plataforma Zoom com link a ser divulgado posteriormente.

 

Audiência Pública Extraordinária (virtual) 

Comissão de Seguridade Social e Família - Câmara dos Deputados

14/12 - 16h

Por videoconferência (link a ser divulgado)

Acompanhe o andamento do PL nº 122/2021

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação do CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado
Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/I9Iuyd79HbkBeDfIgzVbbA

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.