Secretário de Saúde do Estado de São Paulo enaltece trabalho do farmacêutico e do CRF-SP

Dr. Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde do Estado de São Paulo e Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SPDr. Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde do Estado de São Paulo e Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP

São Paulo, 23 de novembro de 2021.

Representado pelo presidente, Dr. Marcos Machado, o CRF-SP esteve presente no encontro com o Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Jean Gorinchteyn, na manhã desta terça-feira, 22. A reunião aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e teve como objetivo apresentar as estratégias do Estado de São Paulo para a retomada do setor de saúde no pós-pandemia e os planos de investimento para 2022 no setor.

Secretário apresentou as estratégias do governo durante a pandemia Secretário apresentou as estratégias do governo durante a pandemia

Durante o encontro, promovido pelo Comitê da Cadeia Produtiva de Saúde e Biotecnologia da Fiesp (ComSaude), o Secretário apresentou algumas iniciativas do Governo como a compra de mais de 4100 respiradores, investimentos de mais de 157 milhões de equipamentos de proteção individual (EPIs), cerca de R$ 165 milhões em kits intubação, além de 16 hospitais de campanha no pico da pandemia.

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, conversou com o secretário sobre o Projeto de Lei 451/21, de autoria do deputado estadual Márcio da Farmácia, que prevê a proibição da venda de qualquer tipo de medicamento em mercados, supermercados, conveniências e estabelecimentos similares no Estado de São Paulo.

Dr. Marcos Machado apresentou ao Dr. Jean Gorinchteyn o PL 451/21 sobre a proibição da venda de medicamentos em supermercados Dr. Marcos Machado apresentou ao Dr. Jean Gorinchteyn o PL 451/21 sobre a proibição da venda de medicamentos em supermercados

Trabalho do farmacêutico

Em declaração exclusiva ao CRF-SP, Dr. Jean Gorinchteyn fez questão de enaltecer o papel das farmácias, estabelecimentos que não fecharam durante todas as fases da pandemia e, em especial dos farmacêuticos à frente desses estabelecimentos. Outro destaque foi em relação às providências adotadas pelo CRF-SP para que a população não fosse desassistida em um momento tão delicado.

“Os farmacêuticos foram fundamentais na dispensação de medicamentos de forma rápida, célere, principalmente no momento mais trágico em que nos tivemos os problemas com os kits de intubação, rapidamente o CRF-SP nos ajudou criando novos protocolos, ajudando também nas estratégias de enfrentamento e distribuição das medicações nos municípios e só assim podemos acolher a população com decência, salvando vidas. O nosso agradecimento a todos os farmacêuticos por essa laboriosa ação humana e não só profissional”, destacou o Secretário de Saúde do Estado.

Estratégias do CRF-SP

Uma das iniciativas do CRF-SP citadas pelo secretário para minimizar a ausência de kits de intubação necessários em meio ao pico da pandemia no Brasil, foi a série de vídeoaulas disponibilizada no portal com temas como “Gestão da analgesia e BNM na crise de abastecimento da covid-19”, apresentada pelo vice-presidente, Dr. Marcelo Polacow e “Bases farmacológicas do protocolo de sequência rápida de intubação orotraqueal no contexto da crise de abastecimento da covid-19”, ministrada pela Dra. Fátima Farhat, coordenadora do GTT de Farmácia Clínica do CRF-SP. Além de um material sobre medicamentos utilizados em pacientes hospitalizados com quadros graves de covid-19.

Dr. Wilson Scholnik, presidente do Conselho de Administração da Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP e Ruy Balmer, coordenador do ComsaúdeDr. Wilson Scholnik, presidente do Conselho de Administração da Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP e Ruy Balmer, coordenador do Comsaúde

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado
Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.