Presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, fala sobre Alprazolam ao Portal Uol

São Paulo, 20 de julho de 2021

O Portal Uol publicou hoje, 20/7, uma reportagem sobre o medicamento Alprazolam. Trata-se de um medicamento ansiolítico da classe dos benzodiazepínicos, que requer terapia breve dado o risco de dependência e abuso e geralmente é usado até que o tratamento de doenças de base (como a depressão) faça efeito.

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, foi um dos entrevistados para o texto, que aborda o funcionamento, o risco de dependência, os problemas causados pelo uso irracional, as vantagens e desvantagens, as contraindicações.

Dr. Marcos falou sobre o que pode acontecer se o paciente parar de tomar o Alprazolam por conta própria.

“Como esse medicamento pode causar dependência emocional e física, mesmo com o acompanhamento médico, a sua retirada pode levar ao chamado efeito de rebote —situação na qual o remédio tem ação contrária à esperada. A explicação é de Marcos Machado, presidente do CRF-SP. "Entre os possíveis sintomas desse quadro, destacam-se os tremores, cólicas, vômitos, sudorese, insônia e até convulsões", acrescenta o especialista.

Clique aqui para ler a reportagem na íntegra.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP (com informações do UOL)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/IA8jYcNbkSIKDzHHFAuVbd

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.