CRF-SP realiza fiscalização conjunta com a Covisa e Polícia Civil em farmácia na zona norte de São Paulo

São Paulo, 14 de julho de 2021.

Após uma denúncia da rede BBC Brasil sobre irregularidades praticadas em uma drogaria da zona norte da cidade de São Paulo, o Conselho Federal de Farmácia acionou o CRF-SP, que cumprindo a sua atribuição de contribuir para a salvaguarda e promoção da saúde da sociedade, zelando pelos princípios éticos do exercício profissional, por meio da conscientização e da fiscalização das atividades farmacêuticas, entrou em contato com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), que acionou a Polícia Civil para a realização de uma fiscalização conjunta no local na segunda-feira (12/7).

Os fiscais encontraram uma série de situações que não condizem com a ética farmacêutica e, principalmente, colocam em risco a saúde da população, como no caso de estoque de medicamentos de venda de prescrição médica e retenção de receitas, tais como antimicrobianos, sem a escrituração no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC); medicamentos injetáveis fracionados irregularmente e acondicionados em caixa de isopor, muitos fora das suas caixas originais. Existência de amostras grátis de medicamentos e de medicamentos de venda proibida ao comércio.

Além disso, havia a prestação de serviços farmacêuticos como aplicação de injetáveis e inalação sem a devida autorização da vigilância sanitária. O estabelecimento também não possuía licenças necessárias para o funcionamento como a Licença sanitária municipal e Autorização de funcionamento da Anvisa.

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, ressalta que a fiscalização é fundamental para a garantia do exercício profissional farmacêutico e, consequentemente, assegurar a qualidade do que é ofertado à população, que tanto precisa da orientação farmacêutica. “O CRF-SP sempre está atento às denúncias e conta com uma fiscalização extremamente orientativa para coibir todo tipo de irregularidade”.

Já o vice-presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, destaca que tudo tramitou no mais absoluto sigilo para que a inspeção fosse realizada e não vazasse qualquer informação. “A relevância dessa ação é coibir as irregularidades profissionais, sanitárias e também em relação à legislação criminal. Por isso, os três órgãos foram juntos para cada um apurar dentro da sua esfera de competência. Foi uma operação muito bem-sucedida porque culminou com a autuação e desdobramento do ponto de vista criminal junto à Policia Civil e à própria Covisa que interditou o estabelecimento”.

Confira a reportagem da BBC Brasil na íntegra

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.