CRF-SP condecora farmacêuticos de Rio Preto com menções honrosas por se destacarem em capacitação sobre serviços clínicos no SUS

Em sentido horário: Dra. Luciana Canetto (secretária-geral do CRF-SP); Dra. Carmem Lígia Firmino Marques (chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica de Rio Preto); Dr. Marcelo Pinheiro Mocci de Freitas (farmacêutico de Rio Preto); Dr. Marcelo Yoshiharu Koga (farmacêutico de Rio Preto); Dr. Anderson José de Almeida (delegado regional da Seccional de Rio Preto); e Dra. Nathália Diniz (consultora farmacêutica do CRF-SP)Em sentido horário: Dra. Luciana Canetto (secretária-geral do CRF-SP); Dra. Carmem Lígia Firmino Marques (chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica de Rio Preto); Dr. Marcelo Pinheiro Mocci de Freitas (farmacêutico de Rio Preto); Dr. Marcelo Yoshiharu Koga (farmacêutico de Rio Preto); Dr. Anderson José de Almeida (delegado regional da Seccional de Rio Preto); e Dra. Nathália Diniz (consultora farmacêutica do CRF-SP)

São Paulo, 16 de abril de 2021.

Em reunião realizada virtualmente na noite de quinta-feira (15), o CRF-SP entregou certificados de menções honrosas a farmacêuticos do polo de São José do Rio Preto que se destacaram durante a capacitação “Serviços Clínicos Providos por Farmacêuticos com ênfase em Habilidades Clínicas”, que integra o projeto Cuidado Farmacêutico no SUS do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e realizado em parceria com o CRF-SP.

Com carga horária de 250 horas entre ensinamentos práticos e teóricos, a capacitação tem objetivo de levar atualização aos farmacêuticos atuantes de rede pública sobre temas relacionados ao cuidado farmacêutico, hipertensão arterial, diabetes, problemas de saúde autolimitados e prescrição farmacêutica, saúde mental e fitoterápicos.

Além de São José do Rio Preto, a capacitação também ocorreu nos polos de Bragança Paulista e Presidente Prudente. Inicialmente realizada de forma presencial, a atividade está sendo adaptada para ser oferecida totalmente no formato on-line.

Na reunião, a secretária-geral do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, que coordena esse trabalho no Estado de São Paulo, lembrou que a assistência farmacêutica de Rio Preto sempre foi uma referência para o Conselho, e que a capacitação foi uma complementação do trabalho já realizado no município.

“Nós agradecemos a todos vocês por abrirem as portas para o CRF-SP. O que temos aqui é a soma dos nossos esforços com os da coordenação do polo e dos farmacêuticos que se propuseram a avançar um pouco mais e mostrar um trabalho diferenciado. Sabemos que é por meio do cuidado farmacêutico que desenvolvemos a melhor forma de se inserir na equipe multidisciplinar e mostrar o nosso trabalho, oferecendo cuidado e acompanhamento farmacêutico”, afirmou a Dra. Luciana Canetto.

A chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica da Prefeitura de São José do Rio Preto, Dra. Carmem Lígia Firmino Marques, ressaltou a importância da parceria para agregar ainda mais qualidade ao serviço prestado. “É muito importante que o CRF-SP esteja conosco neste processo de capacitação e de formação desses profissionais que atuam no cuidado farmacêutico, tanto no sentido de melhor uso dos recursos que temos, como também na qualidade de vida dos pacientes. Esse auxílio que o Conselho nos fornece por meio da capacitação é essencial do ponto de vista da gestão não só da assistência farmacêutica, mas para o SUS como um todo”.

Dra. Carmem Lígia fala da expectativa do ponto de vista como gestora e da importância de incentivar a equipe a se atualizar, sempre. “Por mais que idealizamos e sabemos dos resultados a serem colhidos, quem faz acontecer de fato é o farmacêutico, então, se ele não buscar se capacitar, se não tiver disciplina, se não der esse passo a frente como esses participantes daqui fizeram, isso não vai acontecer no município”, disse.

“Para mim é uma honra estar num time onde as pessoas fazem a atenção farmacêutica e discutem com outros profissionais de igual para igual. Por meio da capacitação do CRF-SP, os farmacêuticos têm a oportunidade de discutir o tratamento, os recursos e estratégias e, por fim, consegui curar pacientes e fazê-los mais felizes”, reiterou a chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica de Rio Preto.

Delegado Regional do CRF-SP em São José do Rio Preto, coordenador do polo e também farmacêutico da rede municipal local, o Dr. Anderson José Almeida lembrou que o projeto teve adesão de muitos profissionais atuantes na assistência farmacêutica. “A aproximação do CRF-SP com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto vem de longa data e sempre fortaleceu a assistência farmacêutica daqui, e a implementação do cuidado farmacêutico é algo que vem sendo discutido há muito tempo. Assim, a capacitação nos deu muitas ferramentas e conhecimentos para que pudéssemos realizar as atividades do cuidado com o olhar clínico, algo que durante a graduação nem sempre é bem colocado”.

As menções honrosas foram entregues aos farmacêuticos Dra. Karina Airoldi Rodrigues, Dr. Marcelo Pinheiro Mocci de Freitas e Dr. Marcelo Yoshiharu Koga. A indicação dos profissionais foi feita pelo tutor do polo de São José do Rio Preto, Dr. Adriano Falvo.

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado.

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.