Inscrição no CNES tem sido exigida como critério para imunização dos farmacêuticos contra a covid-19 em alguns municípios paulistas. Saiba como proceder!

 

São Paulo, 14 de abril de 2021.

A inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos (CNES) tem sido adotada como um dos critérios para distribuição das doses de vacinas em alguns municípios do Estado de São Paulo, de forma a selecionar os profissionais de saúde que serão priorizados com a imunização.

Assim, o CRF-SP recomenda a todos os profissionais que ainda não foram vacinados que verifiquem junto à Secretaria Municipal de Saúde local quais são os protocolos estabelecidos para operacionalização do Plano Nacional de Imunização no local, e verifiquem se há exigência de inscrição no CNES.

Nos casos em que houver a exigência e o cadastro ainda não tenha sido realizado, recomenda-se observar as orientações que constam nos sites das prefeituras para solicitação do CNES, pois cada gestão municipal segue procedimentos próprios para esse serviço. Importante ressaltar que essa solicitação é permitida por ser a farmácia um estabelecimento de saúde, conforme preconiza a Lei nº 13.021/14.

No próprio site do Datasus (http://cnes.datasus.gov.br/pages/acesso-rapido/obterCnes.jsp) é citado que para fazer o cadastro deve-se entrar em contato com o gestor local, pois como mencionado acima, cada prefeitura adota um procedimento para inscrição do CNES.

Por exemplo, no município de São Paulo o preenchimento é on-line, com envio de dados via e-mail (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/FARMACIAS%20CNES.pdf),

Já em Campinas, o preenchimento é manual com entrega de documentos nos postos de atendimento (http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/cnes/orientacao_cad_farmacia.htm).

Por fim, o CRF-SP reitera que continua adotando todas as providências cabíveis para que os farmacêuticos sejam vacinados, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra covid-19 e se coloca à disposição, por meio do Setor de Orientação Farmacêutica (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou 11 3067-1450, opção 7) para mais orientações sobre CNES e por meio da Ouvidoria (https://falabr.cgu.gov.br/publico/SP/Manifestacao/RegistrarManifestacao ou 0800 770 2273) para recebimento de reclamações acerca de outras dificuldades relacionadas à vacinação.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado.

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/L1mW1k9YHc5BbTbwC7fwoF

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.