Empresa concorda com recomendações do CRF-SP e adequa serviço de boxes sanitáriosEmpresa concorda com recomendações do CRF-SP e adequa serviço de boxes sanitáriosSão Paulo, 24 de novembro de 2020.

O CRF-SP tomou conhecimento que a empresa Neobrax divulga a utilização de boxes sanitários a base de borrifos automáticos de clorexidina como de reconhecida eficácia contra bactérias, fungos, leveduras e vírus. No atual cenário de pandemia, a empresa comercializava o serviço com clara informação de que o equipamento seria eficaz no combate ao SARS-CoV-2, o que tecnicamente não é comprovado.

Tendo como base posicionamento de órgãos sanitários competentes sobre a utilização de cabines de higienização de pessoas, bem como sobre a utilização da clorexidina, o CRF-SP notificou a empresa, assim como a respectiva profissional farmacêutica responsável técnica a prestar esclarecimentos perante a esta autarquia, além de solicitar adequação de propaganda, de forma que a empresa deixe claro ao público sobre a ausência de eficácia comprovada contra o vírus SARS-CoV-2 e também procedeu com solicitação de revisão da utilização de tais equipamentos até que sejam publicados estudos acerca de sua segurança em seres humanos.

Em resposta ao ofício do CRF-SP informando o Ministério Público Federal sobre a situação, o procurador da república Patrick Montemor Ferreira informou que a empresa Neobrax não se opôs às alterações propostas pelo CRF-SP ao material publicitário relativo aos boxes sanitizadores de clorexidina, de modo que o Ministério Público Federal concedeu à empresa o prazo de trinta dias para sua implementação integral e correspondente comprovação.

Ressalta-se que o CRF-SP agiu de forma imparcial, de acordo com o artigo 37, caput, da CF, acompanhando as determinações dos órgãos sanitários competentes e em nenhum momento visou desabonar a qualidade dos produtos da empresa Neobrax que já foram devidamente avaliados e aprovados pelo órgão sanitário competente.

Clique aqui e leia o ofício do CRF-SP encaminhado ao MPF com as recomendações técnicas sugeridas.

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado