CRF-SP parabeniza a categoria e homenageia seis profissionais no Dia Internacional do Farmacêutico

 

 

São Paulo, 28 de setembro de 2020.

O intenso trabalho do farmacêutico na linha de frente em meio à pandemia de covid-19 foi o ponto de partida para que a tradicional outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista de 2020 acontecesse e homenageasse a categoria farmacêutica. O dia escolhido não poderia ter sido mais especial, 25 de setembro, e, no Dia Internacional do Farmacêutico, seis profissionais foram contemplados com a comenda pelos notáveis trabalhos nas mais variadas áreas farmacêuticas.

 

Diretoria do CRF-SP: Dr. Marcos Machado, presidente; Dr. Marcelo Polacow, vice-presidente; Dra. Luciana Canetto, secretária-geral e Dra. Danyelle Marini; diretora-tesoureira Diretoria do CRF-SP: Dr. Marcos Machado, presidente; Dr. Marcelo Polacow, vice-presidente; Dra. Luciana Canetto, secretária-geral e Dra. Danyelle Marini; diretora-tesoureira

Em formato adaptado aos protocolos de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias, o evento foi transmitido ao vivo no canal do YouTube do CRF-SP para que todos pudessem acompanhar a solenidade.

O evento foi realizado dentro dos protocolos de segurança sanitários e transmitido ao vivo pelo Youtube O evento foi realizado dentro dos protocolos de segurança sanitários e transmitido ao vivo pelo Youtube

Os diretores do CRF-SP enfatizaram a importância do farmacêutico em meio à pandemia nas mais diversas especialidades e o quanto o acolhimento, a técnica, o conhecimento e principalmente a responsabilidade com que os profissionais assumiram com tanta propriedade seus mais variados papeis fizeram a diferença nesse momento tão difícil que o mundo todo está enfrentando.

Os homenageados de 2020 foram: Dr. Gustavo Alves Andrade dos Santos, Dra. Helena Nishimiya Takeyama, Dr. Henry Jun Suzuki, Dr. José Vanilton de Almeida, Dr. Leonardo Régis Leira Pereira e Dr. Wilson Rigoni da Silva.

Dr. Gustavo Alves Andrade dos Santos, Dra. Helena Nishimiya Takeyama e Dr. Henry Jun SuzukiDr. Gustavo Alves Andrade dos Santos, Dra. Helena Nishimiya Takeyama e Dr. Henry Jun Suzuki

Dr. José Vanilton de Almeida, Dr. Leonardo Régis Leira Pereira e Dr. Wilson Rigoni da SilvaDr. José Vanilton de Almeida, Dr. Leonardo Régis Leira Pereira e Dr. Wilson Rigoni da Silva

 

Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista

Criada por meio da Deliberação nº 122/2014, a Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista tem como objetivo reconhecer, publicamente, as atividades realizadas por farmacêuticos, pessoas físicas com formações diversas ou pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiras pela contribuição à classe farmacêutica, à sociedade, à saúde ou pelos relevantes serviços prestados ao CRF-SP.

 

Dr. Gustavo Alves Andrade dos Santos (clique para acessar a trajetória profissional)

Dr. Marcelo Polacow e Dr. Marcos Machado entregam o diploma e a comenda ao Dr. Gustavo Alves Andrade dos SantosDr. Marcelo Polacow e Dr. Marcos Machado entregam o diploma e a comenda ao Dr. Gustavo Alves Andrade dos Santos

A quem você agradece nessa jornada?

A estrada é longa, as paisagens são incríveis, às vezes faz sol, às vezes chove. Nem todos os dias são agradáveis, mas sempre vem o dia seguinte e tudo recomeça e volta à normalidade, vale a pena. Nesse percurso agradeço muito aos meus pais pelo sacrifício que sempre fizeram por mim, pela minha educação, pela formação do meu caráter. Meus professores desde o início até a faculdade. Meus fiéis e verdadeiros amigos, os quais saberão quem são...e claro minha família, minha esposa Cláudia, que me fez alguém melhor e sempre acreditou que era possível, e à Gabriela, minha herdeira, a luz que me ilumina. Agradeço todos os meus ex e atuais chefes, que proporcionaram aprendizado e experiência, mas enfatizo essas pessoas: Cláudio Altavista, Rafaela Altavista, Dr. Pedro Pilla, Dr. Francisco Filhou, Gilberto Schapira, Fernando Araújo, Dr. Heraldo, André Mello, Ana Beatriz Destruti, Emerson Milton, Silvana Lazari e Rejane Bertuzzi.
Agradeço a todos que questionaram, duvidaram ou não acreditaram, me fizeram reconhecer erros e seguir em frente. Para finalizar, agradeço a toda diretoria do CRF SP e especialmente a Deus.

O que significa receber a Comenda?

Um estímulo, uma prova de que vale a pena, um sinal claro de que escolhi o caminho certo, ser farmacêutico. A exata certeza de que fazer com amor resulta em grandes coisas. Que esta Comenda possa inspirar tantas pessoas e fazê-las acreditar que é possível.

O que mais valeu nesse tempo de carreira?

As emoções, as amizades e as incríveis histórias vividas. Mas acima de tudo, saber que nunca precisei passar por cima de alguém, ser antiético, agir com desonestidade. Valeu a pena saber que as conquistas vieram com lágrimas, cicatrizes e muita alegria.

 

Dra. Helena Nishimiya Takeyama (clique para acessar a trajetória profissional)

Dra. Luciana Canetto e Dr. Marcos Machado entregam o certificado e a comenda a Dra. Helena Nishimiya TakeyamaDra. Luciana Canetto e Dr. Marcos Machado entregam o certificado e a comenda a Dra. Helena Nishimiya Takeyama

O que significa receber a Comenda?

Reconhecimento de ter exercido a profissão com simplicidade, mas com responsabilidade (e ainda exercer a profissão como voluntária) orientando, compartilhando problemas de saúde, no item medicamentos alopáticos e homeopáticos. O campo da profissão farmacêutica é muito amplo. Mas, acho muito importante salientar o item respeito ao paciente, orientando, muitas vezes, os pacientes mais simples.

A quem você agradece nessa jornada?

Gostaria de agradecer as famílias Hoshino, Utsumi, Nishimiya, Shibuya, Nunes Fragoso, Okamoto, Takeyama, Nomura, Kadosaki, Bernardino que contribuíram e continuam com amizade e amor a tornar a vida num contínuo movimento de vibrações positivas, que certamente nos fazem melhores.

Compartilhando problemas de diferentes pessoas, pude contribuir, não apenas fornecendo medicamentos, mas também aumentar minha noção de finalidade da vida. O compartilhamento de problemas de saúde, que com certeza influenciam diretamente na vida como um todo, me ajudou e ainda ajuda a encarar a vida como uma passagem e é importante encararmos os problemas de saúde física, dependendo da saúde mental e espiritual. Espiritualidade é fundamental na saúde física.

 

Dr. Henry Jun Suzuki (clique para acessar a trajetória profissional)

Dr. Marcelo Polacow e Dr. Marcos Machado entregam o diploma e a comenda ao Dr. Henry Jun SuzukiDr. Marcelo Polacow e Dr. Marcos Machado entregam o diploma e a comenda ao Dr. Henry Jun Suzuki

O que significa receber a Comenda?

Receber a Comenda do Mérito Farmacêutico é um marco em minha trajetória profissional. Uma honra sem tamanho estar ao lado de um rol de profissionais que tanto admiro e uma responsabilidade ainda maior daqui para frente.

A quem você agradece nessa jornada?

Agradeço a todos que estiveram ao meu lado na jornada até aqui: meus pais, meu irmão, meus professores, familiares e amigos.Especiais agradecimentos aos membros da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia. 

O que mais valeu nesse tempo de carreira?

O que mais valeu e o que segue valendo a pena como farmacêutico é poder aprender e reaprender todos os dias, em um campo que une saúde, educação, ciência, tecnologia e inovação.

 

Dr. José Vanilton de Almeida (clique para acessar a trajetória profissional)

Dra. Luciana Canetto e Dr. Marcos Machado entregam o certificado e a comenda ao Dr. José Vanilton de AlmeidaDra. Luciana Canetto e Dr. Marcos Machado entregam o certificado e a comenda ao Dr. José Vanilton de Almeida

O que significa receber a Comenda?

Receber esta Comenda me deixa muito lisonjeado, sendo difícil expressar em palavras. Desde a ligação do Dr. Marcos Machado até agora, eu venho experimentando uma verdadeira catarse de sentimentos. Desde a euforia ao pensar que haveria mais uma oportunidade para servir, passando pela surpresa, logo fui me carregando de enorme alegria e, agora, estou inundado pela gratidão.

A quem você agradece nessa jornada?

Primeiro aos colegas farmacêuticos da diretoria e conselheiros que me escolheram para esta homenagem. Depois a gratidão aos meus pais que me permitiram ser o que eu sou e, por fim, à minha esposa e meus filhos que renunciam à minha convivência para que eu possa me dedicar às pessoas que me procuram e assim cumprir o meu propósito de SER FARMACÊUTICO!

 

Dr. Wilson Rigoni da Silva (clique para acessar a trajetória profissional)

Dra. Danyelle Marini e Dr. Marcos Machado entregam o certificado e a comenda ao Dr. Wilson Rigoni da SilvaDra. Danyelle Marini e Dr. Marcos Machado entregam o certificado e a comenda ao Dr. Wilson Rigoni da Silva

O que significa receber a Comenda?

Receber essa Comenda é realmente uma emoção ímpar, pois num universo tão grande de excelentes profissionais ser escolhido é uma honra enorme. Sinto-me lisonjeado.

A quem você agradece nessa jornada?

Quero agradecer a Deus pela dádiva de ser farmacêutico, aos meus pais, Sr. Valdivino e Sra. Ercilia pela oportunidade de poder estudar, à minha esposa Fernanda, também farmacêutica, minha fiel escudeira pelo apoio em todo esse tempo, aos meus filhos Amanda e Artur, à diretoria do CRF-SP pela confiança em mim depositada todos esses anos representando a entidade no interior paulista. Gratidão a todos.

O que mais valeu e vale a pena?

Poder ajudar as pessoas a recuperarem sua saúde, não só com medicamentos, mas com orientação, poder dar meu tempo a ouvir uma queixa, que se cura com uma palavra amiga. Receber do paciente o sincero muito obrigado pela ajuda e tê-lo de volta não pelo preço que vale sua caixinha de medicamento, mas pela confiança no trabalho, no profissional que lhe é referência. Isso não tem preço.

 

Dr. Leonardo Régis Leira Pereira (clique para acessar a trajetória profissional)

Dra. Danyelle Marini e Dr. Marcos Machado entregam o certificado e a comenda ao Dr. Leonardo Régis Leira PereiraDra. Danyelle Marini e Dr. Marcos Machado entregam o certificado e a comenda ao Dr. Leonardo Régis Leira Pereira

O que significa receber a Comenda e a quem agradece nessa jornada?

Desde a ligação do Dr. Marcos Machado me informando que eu receberia a Comenda, vivi três períodos distintos com sentimentos distintos. O primeiro foi a surpresa, por ter meu nome lembrado pelo CRF-SP. O segundo foi o de dúvida, porque não sei se sou merecedor dessa homenagem entre tantos farmacêuticos que se dedicam pela profissão no Estado de São Paulo. E o terceiro sentimento foi o de gratidão, e nesse momento não posso deixar de agradecer toda a diretoria do CRF-SP pela Comenda. Nem a todas as pessoas que me ajudaram desde a minha graduação, como o Prof. Dr. Dermeval de Carvalho, que num momento complicado me concedeu uma bolsa de iniciação científica do CNPq, fundamental para finalizar meu curso. Além disso, aquela bolsa me mostrou o universo da pesquisa, pois eu sabia que gostaria de ser professor, e com a bolsa vi que era possível ensinar e pesquisar ao mesmo tempo.

Nesse período pude trabalhar junto com a Profa. Dra. Maria Eugênia Costa Queiroz, que me mostrou que uma pesquisa científica de qualidade precisa ter métodos robustos e confiáveis. Quando conclui a graduação decidi que gostaria de continuar os estudos, realizando mestrado, e novamente o Prof. Dr. Dermeval foi importante, pois se ofereceu para ser o meu orientador, mas como gostaria de trabalhar na área de Farmácia Clínica, ele sugeriu que a gente incorporasse na equipe da nossa pesquisa o Prof. Dr. Américo Ceiki Sakamoto, que tinha acabado de voltar de um pós-doutorado na Califórnia e disse que tinha trabalhado com farmacêuticos clínicos lá, e que poderíamos realizar um trabalho parecido aqui. Isso só foi possível graças ao Prof. Sakamoto que abriu as portas do HCFMRP-USP para que eu pudesse realizar o meu mestrado.

No doutorado, como o Prof. Dr. Dermeval não poderia me orientar porque estava aposentado, me apresentou a Profa. Dra. Regina Helena Costa Queiroz, que foi muito importante para que eu pudesse ter êxito no concurso da FCFRP-USP em 2004. Antes de entrar na USP já atuava como professor da Unaerp desde 1999, graças a mais uma oportunidade dada pelo Prof. Dermeval e também na Unifran desde 2003, levado pelo Prof. Ranieri Geraldo Barbosa. Nas duas universidades minha função era implantar a área de Farmácia Clinica. E agora na FCFRP-USP teria a mesma missão. Sendo assim, não posso deixar de agradecer uma outra pessoa super importante, que me acolheu desde o início e me ajudou a dar os primeiros passos na minha carreira dentro da USP, e até hoje ainda me ajuda a entender algumas coisas e tomar decisões, como se fosse meu orientador permanente, que é o Prof. Dr. Osvaldo de Freitas, com certeza minha missão ficou muito mais fácil com o apoio dele.

E, por fim, não poderia terminar sem agradecer aos meus pais, Pacula e Neusa, mesmo nos momentos mais difíceis, enfrentando problemas financeiros, nunca abriram mão de que eu e meus irmãos concluíssemos nossas graduações, e então preciso também agradecer aos meus irmãos, que muitas vezes tiveram que esperar para que, um de cada vez, pudesse alcançar os objetivos. Se hoje estou aqui é por causa da minha família, principalmente meus pais que sempre acreditaram que era possível. Me sinto tão farmacêutico e gosto tanto dessa profissão que escolhi para ser minha companheira uma farmacêutica, que se chama Juliana, e desde 1999 me aguenta, me incentiva a realizar todos os meus sonhos e me acompanha em todas as jornadas, além disso me deu dois presentes, o João Pedro e o Rafael, e dedico essa Comenda aos três, que aprenderam a conviver com minhas ausências e muitas vezes com minha falta de tempo, mas nunca me impediram de continuar sonhando com a mudança da profissão farmacêutica.

 

Confira a transmissão completa de toda a solenidade de outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista 2020

Confira o livreto completo com todas as informações sobre os homenageados

 

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado:

https://chat.whatsapp.com/Cq3TRdNyWw48RcOSMzf0IU 

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.