Proposta aberta até 7/12 para sugestões à RDC 44/09 sobre Boas Práticas Farmacêuticas

 

Consulta pública sobre Boas Práticas Farmacêuticas está aberta até 23/10Consulta pública sobre Boas Práticas Farmacêuticas está aberta até 23/10

São Paulo, 9 de setembro de 2020.

Texto atualizado em 22/10

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou a consulta pública para comentários e sugestões do público geral sobre a RDC nº 44/2009, que dispõe sobre as Boas Práticas Farmacêuticas. 

A Consulta Pública (CP) 911 relacionada a serviços de saúde recebe sugestões até 7/12; 

A CP 911/2020 trata de proposta de Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) para alterar os dispositivos relacionados a serviços de saúde contidos na RDC 44/2009, que dispõe sobre as Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias. 

A submissão de propostas de atos normativos à consulta pública tem como objetivo validar, de forma ampla, minutas de instrumentos regulatórios e, ao mesmo tempo, colher subsídios para qualificar as decisões da Anvisa. Em outras palavras, as consultas públicas oferecem aos cidadãos, às entidades sociais e aos representantes do setor regulado a oportunidade de participar da construção das normas regulatórias. 

Como participar? 

Após a leitura e a avaliação dos textos, as sugestões poderão ser enviadas por meio do preenchimento do formulário específico: 

Formulário da Consulta Pública 911/2020 

Ao final do preenchimento do respectivo formulário será disponibilizado o número de protocolo do registro de participação. Todas as contribuições recebidas são consideradas públicas e estarão disponíveis no menu “resultado” do formulário eletrônico, inclusive durante o processo de consulta. 

Após o término da CP, a Anvisa fará a análise das contribuições e poderá, se for o caso, promover debates com órgãos, entidades e aqueles que tenham manifestado interesse no assunto, com o objetivo de fornecer mais subsídios para discussões técnicas e para a deliberação final da Diretoria Colegiada. 

Os cidadãos que não têm acesso à Internet também poderão participar. Nesse caso, as contribuições devem ser encaminhadas por escrito, durante o período da consulta, para o seguinte endereço: Anvisa/GRECS/GGTES, SIA trecho 5, Área Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050. Excepcionalmente, contribuições internacionais poderão ser encaminhadas, em meio físico, para o mesmo endereço. Porém, devem ser direcionadas, especificamente, à Assessoria de Assuntos Internacionais (Ainte). 

Saiba mais 

A nova proposta de regulamentação relacionada à prestação de serviços de saúde em farmácias, que recebe sugestões por meio da CP 911/2020, tem como principais aspectos, entre outros:

(1) a RDC 50/2002 como regulamento de referência para infraestrutura dos estabelecimentos que desempenham atividades de saúde;

(2) adoção da expressão “serviços de saúde”;

(3) substituição do termo “serviço farmacêutico”  por “cuidado farmacêutico”, de modo a estabelecer vínculo com a assistência farmacêutica definida pela Lei 13.021/2014;

(4) retirada da restrição de aferição de apenas um parâmetro bioquímico, o da glicemia;

(5) consultórios médicos e odontológicos especificados como ambientes proibidos em farmácia;

(6) perfuração de lóbulo auricular (orelha) em seção específica, separando-o do serviço de saúde;

(7) seção específica sobre notificações de queixas técnicas, eventos adversos, incidentes e falhas na realização do serviço e

(8) atualização das informações da Declaração de Serviços de Saúde prestados em farmácias. 

A Anvisa disponibilizou a consulta pública para comentários e sugestões do público geral da RDC nº 44/2009, que dispõe sobre as Boas Práticas Farmacêuticas.

Clique aqui e tenha mais informações sobre a CP 911/2020

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.