Anvisa publica resolução que dispensa receita especial para ivermectina e nitazoxanida

Anvisa publica resolução que dispensa receita especial para ivermectina e nitazoxanidaAnvisa publica resolução que dispensa receita especial para ivermectina e nitazoxanida

São Paulo, 2 de setembro de 2020.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou na terça-feira, 1º/9, em edição extra do Diário Oficial da União, a RDC 420/20 que retirou a ivermectina e a nitazoxanida da lista de controle da RDC 405/20. Com a medida, não será mais exigida receita de controle especial para a dispensação dos medicamentos, podendo ser aceita receita simples, sem necessidade de retenção.

De acordo com a Anvisa, os medicamentos ivermectina e nitazoxanida, no momento, não se encontram sob ameaça de desabastecimento de mercado. A alteração foi adotada visando garantir o acesso da população ao tratamento de verminoses e parasitoses bastante conhecidas e bem significativas.

Destaca-se que embora não haja a exigência de receita de controle especial, os referidos medicamentos só poderão ser dispensados mediante a apresentação da prescrição médica ou odontológica.

Importante ressaltar que não há comprovação científica de eficácia desses medicamentos para tratamento e/ou prevenção da covid-19.

Clique aqui e leia a publicação da RDC 420/20.

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado: https://chat.whatsapp.com/D1Cx2r8sUsWI3MTv0pwhHU

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.