Ação conjunta entre laboratórios divulga resultados da avaliação de desempenho de kits de diagnóstico para Sars-CoV-2

São Paulo, 3 de junho de 2020.

Já estão disponíveis os primeiros resultados da ação conjunta das entidades Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac), a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), que se uniram para usar a estrutura de grandes laboratórios com atendimento hospitalar para promover avaliações de kits de diagnóstico para Sars-CoV-2 disponíveis no mercado brasileiro. A iniciativa conta com o apoio do CRF-SP.

Tal projeto visa, principalmente, dar uma referência aos mercados público e privado em termos de performance dos kits disponíveis e registrados junto à Anvisa. Neste sentido, serão usadas amostras positivas frescas que indicarão a curva de soroconversão, principalmente para os testes de anticorpos, além de basear-se em protocolos comuns, previamente discutidos entre os especialistas participantes desta força-tarefa.

Esta iniciativa visa inclusive somar-se ao esforço promovido pelo Ministério da Saúde em disponibilizar testes de diagnóstico tanto para o uso hospitalar quanto para testagens massivas, através de diferentes tecnologias, como testes rápidos imunocromatográficos, POCT (Point of Care), Elisa, fluorimetria e PCR-RT.

Testes de qualidade possibilitam informações preciosas, seja para o acesso a terapias cada vez mais precoces e eficazes quanto a dados epidemiológicos que permitem ações de saúde pública mais assertivas.

Os dados gerados por estas avaliações servirão para estudo internacional promovido pelo International Diagnostic Centre (IDC) da London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM) e Aliança Latinoamericana para o Desenvolvimento do Diagnóstico in Vitro (ALADDIV), em cooperação com a União Europeia e Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a importância da “preparedness”, ou seja, em estarmos preparados para lidar com pandemias, seja do ponto de vista regulatório ou de acesso, dentre outros.

Clique aqui para conferir os resultados obtidos nesta ação
 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.