Ao UOL, CRF-SP alerta sobre a importância da orientação no uso de dexametasona

São Paulo, 2 de junho de 2020

O Portal UOL publicou nessa semana um artigo sobre a dexametasona para a sua sessão 'Qual é o remédio - Um guia dos principais medicamentos que você usa' escrito pela jornalista Cristina Almeida.

Entre as particularidades da droga, o texto, intitulado 'Potente e rápida, dexametasona combate inflamação, mas requer uso cauteloso', traz informações como o funcionamento, apresentações disponíveis, vantagens e desvantagens do uso, contraindicações, uso por crianças, idosos e grávidas, entre outros.

A assessora técnica do CRF-SP, Dra. Amouni Mourad, falou sobre o que acontece se o paciente abandonar o tratamento, quando o tratamento é prolongado, sem orientação.

"No caso da dexametasona, o resultado é um quadro de insuficiência suprarrenal. Se a terapia é longa e utiliza doses altas, o medicamento não deve ser suspenso de forma abrupta. Ele precisa ser reduzido ao longo do tempo [desmame], o que pode ocorrer durante meses." "A meta é dar tempo à adaptação do organismo".

Clique aqui para ler a reportagem na íntegra.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.