CRF-SP lamenta a morte da farmacêutica Walterly Moretti Accorsi

Dra. Walterly AccorsiDra. Walterly Accorsi

São Paulo, 4 de maio de 2020.

É com pesar que o CRF-SP informa a morte da farmacêutica Walterly Moretti Accorsi, que atuava em Piracicaba. Conhecida na região pela sua paixão pela Farmácia, principalmente por ajudar ao próximo, Dra. Walterly herdou o entusiasmo pela Fitoterapia do pai, o engenheiro agrônomo Walter Accorsi, professor emérito da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba. Dr. Walter sempre acreditou que a extração dos princípios ativos das plantas tinha muito a contribuir com a saúde pública.

Formada em Direito e em Administração de empresas, depois de trabalhar a vida toda na Farmácia do pai, Dra. Walterly resolveu, aos 50 anos, graduar-se em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba. Especializou-se em Fitoterapia pelo Instituto Brasileiro de Homeopatia.

Atualmente era farmacêutica sócia-proprietária da Farmácia Prof. Accorsi Plantas Medicinais e Laboratório Fármaco-Botânico Prof. Walter Radamés Accorsi, com ênfase na sustentabilidade da cadeia produtiva de fitoterápicos, atuando na pesquisa etnobotânica, etnofarmacológica e P&D. Membro da Rede Fito-Mata Atlântica/Grupo Mata Atlântica-GMA.

Dra. Walterly entre os filhos Walter Radamés Accorsi de Souza Sobrinho e José Ricardo Accorsi de Souza SobrinhoDra. Walterly entre os filhos Walter Radamés Accorsi de Souza Sobrinho e José Ricardo Accorsi de Souza Sobrinho

Homenagem na Câmara Municipal de Piracicaba

Em setembro de 2016, Dra. Walterly teve seu trabalho reconhecido publicamente em uma homenagem na Câmara de Vereadores de Piracicaba, que por meio do Decreto Legislativo nº 27/16, do vereador, Gilmar Rotta, congratula os farmacêuticos que se destacam na cidade.

Durante a homenagem, Dra. Walterly ressaltou “É uma glória estar aqui, comecei a estudar aos 50 anos. Eu fiz Direito, mas acompanhei muito meu pai, Walter Accorsi, que estudava as plantas medicinais no Nordeste. Quando voltei, percebi que para aplicar o conhecimento que tinha tido, era preciso experiência acadêmica. Tive muita dificuldade, mas foi uma bênção. As pessoas chegam na minha farmácia como último recurso, não se pode prometer milagre com a fitoterapia, mas são várias vertentes que podem ser usadas”.

Dra. Luciana Canetto, Dr. Olney Leite Fontes, Dr. Jorge Barbedo de Almeida, Dra. Walterly Radamés Accorsi e a filha do dr. Luiz Madaleno Franco, homenageados na Câmara dos VereadoresDra. Luciana Canetto, Dr. Olney Leite Fontes, Dr. Jorge Barbedo de Almeida, Dra. Walterly Radamés Accorsi e a filha do dr. Luiz Madaleno Franco, homenageados na Câmara dos Vereadores

 

Nessa mesma data, a Dra. Luciana Canetto Fernandes, secretária-geral do CRF-SP e natural de Piracicaba, também foi homenageada ao lado de profissionais da cidade. Dra. Luciana lembra dos tempos em que Dra. Walterly foi sua estagiária. “Ela era muito querida, sempre muito engajada em projetos sociais, solidária. Fazia questão de participar de ações como o Farmacêutico na Comunidade, promovido pelo CRF-SP, em que levava diversos tipos de plantas e orientava a população”.

Mãe dos filhos Walter Radamés Accorsi de Souza Sobrinho e José Ricardo Accorsi de Souza Sobrinho, caberá a nora continuar o legado tão especial à frente da farmácia Prof. Accorsi.

O vereador Gilmar Rotta, a delegada regional do CRF-SP em Piracicaba, Dra. Claudia Carias, a farmacêutica Dra. Walterly Accorsi e a delegada adjunta do CRF-SP em Piraciaba Dra. Daniela Fernanda MassonO vereador Gilmar Rotta, a delegada regional do CRF-SP em Piracicaba, Dra. Claudia Carias, a farmacêutica Dra. Walterly Accorsi e a delegada adjunta do CRF-SP em Piraciaba Dra. Daniela Fernanda Masson

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS  

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.