Resoluções da Anvisa suspendem lotes de medicamentos, correlatos e cosmético

Resoluções da Anvisa suspendem lotes de medicamentos, correlatos e cosméticoResoluções da Anvisa suspendem lotes de medicamentos, correlatos e cosméticoSão Paulo, 2 de abril de 2020

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou recentemente diversas resoluções que visam suspender produtos que não estão em conformidade com as regras sanitárias. Acompanhe:

Resolução n° 928 de 31 de março de 2020

Determinou a suspensão, comercialização, distribuição e uso da Solução Fisiológica de Cloreto de Sódio da empresa Equiplex Indústria Farmacêutica Ltda - Lotes 1913156 e 1913281, data de fabricação: 06/2019, data de validade: 06/2021, demonstrando resultados insatisfatórios para o parâmetro aspecto, descumprindo ao item VI do artigo 62 da Lei 6.360, de 23 de setembro de 1976.

Suspensão, comercialização, distribuição e uso do medicamento Ulcerocin 150 mg COM REV CT STR AL X 20 (lotes 1800365; 1800388 e 1801540); Cloridrato de ranitidina - 150 mg COM REV CT STR AL X 20 (lotes 1800399; 1800400 e 1801539), da empresa Cimed Indústria de Medicamentos Ltda. Recolhimento voluntário em função da possível presença de impurezas nitrosaminas no produto.

Apreensão, inutilização, proibição, armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, manipulação e propaganda de todos os lotes do produto Slimchá, da Ml Comércio de Suplementos Alimentares Ltda. Produto não possui registro e é vendido por meio de site, em desacordo com os artigos 12 e 59 da Lei 6360/76.

Apreensão, inutilização, proibição, comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de todos os lotes dos produtos Pomada Aliviflex - Cartilagem - Óleo De Peixe Elétrico 220g; Massageador Gel Cura Tudo 100g; Super Pomada Analgésica Dores Fortes 100g; Copro-Gel Extra + Forte 190g; Gel Do Amazonas 100g; Legítimo Bronq Plus Xarope Espectorante 300 Ml, de empresa não identificada. Motivação: considerando a comprovação da comercialização dos produtos sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa, em desacordo com o Arts. 12, 50 e 59 da Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976.

Apreensão, interdição cautelar, inutilização e proibição do armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, manipulação, propaganda e uso de todos os lotes do produto Natu Extra, da empresa Flatinativa Produtos Naturais Ltda. Motivação: comércio e propaganda de produto sem registro, por meio de sites, em desacordo com os artigos 12 e 59 da Lei 6360/76.

Recolhimento, suspensão, comercialização, distribuição, fabricação, importação e uso de todas as apresentações e lotes do medicamento Belviq (Lorcasserina), da Eurofarma laboratórios. Por meio do relatório de investigação em farmacovigilância quanto à suspeita de risco de câncer associado ao uso do medicamento, a gerência de farmacovigilância (GFARM) concluiu que os riscos superam os benefícios do seu uso para o tratamento da obesidade, uma vez que o estudo CAMELLIA-TIMI 61 apresentou número de casos de câncer desfavorável à lorcasserina em relação ao placebo, tendo sido evidenciados desequilíbrios quanto à ocorrência dos cânceres pancreático, colorretal e pulmonar, com número superior de casos no grupo lorcasserina em relação ao placebo, destacando-se que esse desequilíbrio aumentou com a duração do uso da lorcasserina.

Resolução 929, de 31 de março de 2020

Determinou o recolhimento e suspensão da comercialização, distribuição, importação e manipulação de todos os lotes da Lorcasserina de todas as empresas importadoras, distribuidoras e fracionadoras de insumos farmacêuticos e farmácias de manipulação. A medida levou em consideração a mesma investigação relatada no ítem anterior.

Departamento de Comunicação CRF-SP