Confira trajetória política do farmacêutico Dr. Adalberto Leme de Oliveira

 

São Paulo, 21 de fevereiro de 2020

Dr. Adalberto Leme de Oliveira é farmacêutico e tem destaque também na área política.  Em novembro de 2018, assumiu como vereador suplente em Votorantim e em 40 dias fez 21 proposituras aprovadas no legislativo e no executivo relacionadas à saúde. Foi autor do Projeto de Lei 2.678/19, que instituiu a Semana Racional de Uso de Medicamentos, comemorado na semana do dia 5 de maio de cada ano.

Desde a graduação, se formou em Farmácia em 1993, mostrava a paixão pelo engajamento político, tendo ocupado o cargo de vice-presidente do Diretório Acadêmico de Biológicas da Unimep Piracicaba. Nesse período lutou contra o PL 4385 da ex-Deputada Federal Marluce Pinto, que tirava a obrigatoriedade da responsabilidade técnica dos farmacêuticos em farmácias e drogarias.

Após se formar, atuou como Tenente Farmacêutico no Hospital Geral de São Paulo das Forças Armadas do Exército de 1993 a 1995. Em 1995 voltou a Itapetininga-SP, sua cidade natal, onde abriu sua farmácia em um bairro da periferia. No mesmo ano organizou a Associação dos Farmacêuticos de Itapetininga e Região (AFIR), sendo seu primeiro presidente.

Além da Farmácia, Dr. Adalberto atuava como farmacêutico no Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Em março 2000 assumiu o cargo de farmacêutico da Prefeitura de Votorantim, onde atua até hoje. Entre as principais ações desses 20 anos, contribuiu com a melhoria da assistência farmacêutica no município com projetos como a farmácia da Saúde Mental e de Alto Custo, entrega de medicamentos nas residências e farmácia 24h no pronto atendimento.Também possui experiência como gerente farmacêutico em vários hospitais e na Indústria Farmacêutica como coordenador de Boas Práticas Farmacêuticas. Seus estudos também não pararam com a graduação. Em 1995 concluiu a pós-graduação em Bioquímica e em 1999 em Administração Hospitalar. Em 2015, graduou-se em Administração Pública.

“Com esta vontade de fazer mais, me engajei na política filiando a um partido e saindo como candidato a vereador, mesmo não tendo nenhum familiar na cidade de Votorantim. Fui candidato três vezes e por duas vezes fiquei como suplente”, conta.

Dr. Adalberto ressalta, no entanto, que acredita que sua vocação iniciou muito antes. “Acho que minha trajetória política começou quando eu tinha 11 anos e devido ser um aluno boas notas, fui escolhido para ser o representante da escola que estudava como vereador mirim”.

Confira a íntegra do Projeto de Lei 2.678/2019.

Dr. Adalberto quando era Tenente Farmacêutico das Forças Armadas do ExércitoDr. Adalberto quando era Tenente Farmacêutico das Forças Armadas do Exército

 

Dr. Adalberto ainda criança foi escolhido para ser o representante da escola que estudava como vereador mirimDr. Adalberto ainda criança foi escolhido para ser o representante da escola que estudava como vereador mirim

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.