Campanha “Farmacêuticos contra o novo coronavírus” é destaque na mídia

São Paulo, 19 de fevereiro de 2020

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, concedeu entrevista ao Jornal do Meio Dia, da Rádio Band Vale FM, do Grupo Bandeirantes em 17/2 sobre a campanha “Farmacêuticos contra o novo coronavírus”, que foi lançada ontem, 18/2, na sede do Conselho.

Dr. Marcos explicou a importância de o farmacêutico estar atualizado sobre os principais aspectos da doença como as formas de transmissão e prevenção, a identificação de sinais, casos suspeitos e notificação, além de diagnóstico laboratorial e tratamento, etc.

Pelo fato da farmácia ser, em grande parte das vezes, o primeiro local de procura por atendimento de um profissional de saúde, é fundamental que os farmacêuticos estejam preparados para identificar os sinais e sintomas da doença, assim como encaminhar para atendimento médico, os casos suspeitos. Outro aspecto importante é orientar sobre o perigo da automedicação, que muitas vezes pode mascarar o sintoma e adiar o diagnóstico de algo mais grave.

Hoje são mais de 18 mil farmácias no Estado de São Paulo que atendem pacientes com as mais diferentes demandas. Por isso, o foco do CRF-SP é munir o farmacêutico com informações, materiais técnicos, fichas de atendimento e manejo que devem ser utilizados quando o paciente estiver com suspeita de COVID-19.

Confira a matéria a partir dos 53 minutos do áudio abaixo:

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.