CRF-SP lança novo projeto da Academia Virtual de Farmácia com cursos inéditos e atualizados

 

São Paulo, 20 de janeiro de 2020

“Todo dia 20 é dia de se atualizar”. Foi o que anunciou o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, durante o XX Encontro Paulista de Farmacêuticos, que ocorreu na última sexta-feira, 17, na Unip, em São Paulo. Tratava-se do lançamento do novo projeto da Academia Virtual de Farmácia, que consiste em todo dia 20 publicar um ou mais cursos na plataforma para disponibilização dos farmacêuticos inscritos no conselho.

Hoje, Dia 20 de janeiro, Dia Nacional do Farmacêutico, estão sendo lançados três desses cursos, sendo dois com temas novos e um com conteúdo atualizado. São eles: Cuidado farmacêutico em pacientes com obesidade (novo); Cuidado farmacêutico na oncologia (novo); e Medicamentos sob controle especial e antimicrobianos com ênfase no SNGPC (atualização).

Cuidado farmacêutico em pacientes com obesidade

Ministrado pelo Dr. Eder de Carvalho Pincinato, doutor em Clínica Médica, mestre em Farmácia (Análises Clínicas) e especialidade em Citologia Clínica, o curso Cuidado farmacêutico em pacientes com obesidade tem como objetivo qualificar o farmacêutico para compreender as bases metabólicas na obesidade e discutir sobre o cuidado farmacêutico destinado ao indivíduo obeso, com ênfase no diagnóstico, tratamento e acompanhamento farmacoterapêutico.

São três horas de cursos, divididas em 12 módulos que abordam definição e classificação; etiologia e fisiopatologia; tratamento não medicamentoso; dietoterapia; tratamento farmacológico; eventos adversos aos medicamentos – inefetividade terapêutica; eventos adversos aos medicamentos – reação adversa; eventos adversos aos medicamentos – Interações medicamentosas; acompanhamento farmacoterapêutico; fases de estudo; intervenção farmacêutica; e estudo de caso, tudo relacionado à obesidade.

Cuidado farmacêutico na oncologia

Ministrado pelo Dr. Jefferson Silva Martins, mestre em Ciências e especialista em Oncologia e Biologia do Câncer, o curso Cuidado farmacêutico na oncologia tem como objetivo qualificar o farmacêutico para compreender as bases moleculares das doenças neoplásicas e os tratamentos disponíveis; analisar esquemas terapêuticos antineoplásicos; discutir casos clínicos envolvendo doenças neoplásicas e tratamentos disponibilizados; compreender a importância do acompanhamento farmacoterapêutico no paciente oncológico baseado nas boas práticas profissionais; e entender a importância da interação com o paciente e equipe interprofissional de saúde de maneira a promover a segurança do paciente, a qualidade do tratamento e a melhoria da qualidade de vida.

São cinco horas de curso,  divididas em 28 módulos que abordam bases moleculares do câncer; epidemiologia do câncer no Brasil e no mundo; princípios da terapia antineoplásica; novas abordagens terapêuticas na oncologia: imunoterapia; protocolos de tratamento; eventos adversos; atuação do farmacêutico no tratamento com agentes antineoplásicos, anticorpos monoclonais, inibidores da tirosina quinase, hormonioterapia; serviços farmacêuticos na oncologia: dispensação, conciliação de medicamentos, revisão da farmacoterapia (análise farmacêutica da prescrição), acompanhamento farmacoterapêutico; e discussão de casos clínicos.

Medicamentos sob Controle especial e antimicrobianos com ênfase no SNGPC

Ministrado pelo Dr. Adriano Falvo, mestre em Fisiopatologia experimental e especialista em Farmacologia, o curso Medicamentos sob Controle especial e antimicrobianos com ênfase no SNGPC tem como objetivo qualificar o farmacêutico para abordar os principais aspectos da Portaria nº 344/98 e dos antimicrobianos, além do controle de medicamentos realizado pelo sistema nacional de gerenciamento de produtos controlados (SNGPC) da Anvisa.

São quatro horas e dez minutos de curso, divididas em nove módulos quem abordam o objetivo do SNGPC; a autorização, cadastro, peticionamento eletrônico e renovação de cadastro; listas, denominações, tarjas e adendos das listas; notificação; conhecimento do SNGPC; e medicamentos sob regime de controle especial e antimicrobianos.

Certificados

Para emissão do certificado é necessário que o farmacêutico conclua todos os módulos e obtenha proficiência mínima de 50% na avaliação do curso. Além disso, é importante que o participante preencha a pesquisa de satisfação, para que o CRF-SP possa aprimorar as atividades.

Confira outros cursos disponíveis na Academia Virtual de Farmácia:

 

Cuidado farmacêutico

  • Acompanhamento farmacoterapêutico
  • Avaliação de exames laboratoriais para acompanhamento farmacoterapêutico
  • Cuidado farmacêutico em pacientes com asma e DPOC
  • Cuidado farmacêutico em pacientes com diabetes
  • Cuidado farmacêutico em pacientes com dislipidemias
  • Cuidado farmacêutico em pacientes com febre
  • Cuidado farmacêutico em pacientes com hipertensão arterial sistêmica
  • Cuidado farmacêutico em pediatria no ambiente hospitalar
  • Cuidado farmacêutico na saúde do idoso
  • Eventos adversos e farmacovigilância

Gestão

  • Boas práticas em farmácia homeopática
  • Boas práticas na dispensação de medicamentos com ênfase em POP
  • Boas práticas na farmácia magistral com ênfase em POP
  • Como montar uma farmácia passo a passo
  • Gestão em farmácia hospitalar

Legislação

  • Casos práticos em infrações sanitárias
  • Medicamentos sob controle especial e antimicrobianos com ênfase no SNGPC
  • Portaria nº 344/98 e suas atualizações

Prescrição farmacêutica

  • Prescrição farmacêutica – introdução

Academia Virtual de Farmácia

A Academia Virtual de Farmácia tem o objetivo de capilarizar o conhecimento para atingir o máximo possível de profissionais, visando a sua atualização e aperfeiçoamento.

Além dos cursos, a Academia Virtual de Farmácia tem campanhas de saúde, capacitações e uma área dedicada à Fiscalização Orientativa, que busca orientar o farmacêutico sobre as normas que regulamentam a profissão no Brasil para contribuir com o pleno exercício da profissão, bem como, na implementação das boas práticas. Ao todo, são 33 atividades e mais de 250 vídeos disponíveis.

A ferramenta é oferecida aos farmacêuticos inscritos no CRF-SP e permite o acesso em qualquer local e horário. Para participar, acesse http://ecat.crfsp.org.br/.

 

Monica Neri 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.