Ministério da Saúde lista 212 tipos de cuidados à saúde que podem ser ofertados à população

 

São Paulo, 16 de janeiro de 2020.

Lançada em dezembro, a Carteira de Serviços da Atenção Primária é o documento que reúne a lista de serviços clínicos e de vigilância que podem ser ofertados em cada uma das 42 mil unidades de saúde da Atenção Primária.

Acompanhamento do pré-natal da gestante e de pessoas com diabetes e hipertensão, consulta ginecológica, vacinação e tratamento para parar de fumar. Estes são alguns dos 212 tipos de cuidados essenciais de saúde que o cidadão pode ter acesso ao procurar atendimento em uma das 42 mil unidades de saúde da Atenção Primária (APS) mais próximas de casa ou do trabalho.

A Carteira de serviços está disponível em versões para profissionais de saúde e gestores e para a população.

O principal objetivo da Carteira de Serviços da Atenção Primária é apontar a abrangência do cuidado ofertado à população nos serviços da Atenção Primária - principal porta de entrada do cidadão ao SUS e responsáveis por cuidar dos problemas mais frequentes da população, por meio de atividades preventivas, consultas e procedimentos.

Para o bom funcionamento da rede, é fundamental que todos, incluindo pacientes, profissionais de saúde e gestores, tenham acesso a lista de serviços ofertados. E, assim, saibam o que buscar e o que oferecer neste nível de atenção, que inclui Postos de Saúde, Clínicas da Família, Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária.

 

Confira aqui a versão para Profissionais de Saúde e Gestores 

Confira aqui a versão para a População

 

Thais Noronha (Fonte: Agência Brasil)

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.