CRF-SP se posiciona contra a ampliação de até 40% da carga horária EaD em todos os cursos de graduação presenciais

 

São Paulo, 13 de dezembro de 2019.

A diretoria do CRF-SP se posiciona contrária à Portaria nº 2.117/2019, publicada pelo Ministério da Educação na quarta-feira (11), que autoriza Instituições de Ensino Superior (IES) a ampliarem para 40% a carga horária de Ensino a Distância (EaD) em todos os cursos de graduação presenciais, com exceção da Medicina.

A formação de farmacêuticos, assim como na Medicina, requer conhecimentos e desenvolvimento de habilidades e atitudes que devem ser trabalhadas presencialmente e de forma integrada para que o aluno seja preparado a realizar procedimentos e tomar decisões em casos concretos. Ou seja, se a carga horária de 40% a distância não é compatível para Medicina, também não é para Farmácia e para os outros cursos da saúde.

O percentual determinado nessa Portaria do MEC desconsidera a relação da qualidade da educação superior na área da saúde, com o seguro atendimento da população pelos diferentes profissionais envolvidos. As atribuições exigem formação humanística e a interação direta com o paciente e com a equipe.

Para o atendimento seguro da população, o farmacêutico necessita que sua formação tenha, no mínimo, 80% da carga horária de sua matriz curricular cumprida na modalidade presencial. Para além das práticas em laboratórios e cenários especializados, a formação necessita do desenvolvimento teórico que não se limita ao conteúdo, mas sim a uma interatividade entre alunos e professores que desenvolvem habilidades atitudinais necessárias à prática profissional.

Embora contrários à modalidade a distância para a formação do farmacêutico, esclarecemos que o CRF-SP entende ser importante a incorporação de novas tecnologias no ensino, mas não a substituição da presencialidade pela distância. Quando se trata do cuidar de vidas humanas, a distância não cria vínculos e, tampouco, saúde.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.