Evento reúne mais de três mil representantes do setor de redes e fornecedores

São Paulo, 3 de setembro de 2019.

Um dos mais importantes eventos do varejo farmacêutico brasileiro está acontecendo nesta terça e quarta-feira (3 e 4/9) no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O Abrafarma Future Trends reúne mais de três mil executivos dos principais fabricantes de produtos de beleza, higiene, e medicamentos, além de distribuidores e representantes das maiores redes de farmácias brasileiras.

O evento que está em sua quinta edição e oferece ao público palestras com temas ligados ao desenvolvimento de negócios e uma área de exposição com stands de diversas empresas.

Um dado importante apresentado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias (Abrafarma), organizadora do evento, indica que no primeiro semestre deste ano, o número de consultas para serviços farmacêuticos aumentou 62% em relação ao mesmo período de 2018, totalizando 862.623 atendimentos. As grandes redes que participam do projeto Assistência Farmacêutica Avançada já contabilizaram 2.964 consultórios farmacêuticos, um incremento de 9,4%.

“Este é o diferencial da farmácia, a prestação de serviços, o acompanhamento da adesão ao tratamento, vacinas, teste laboratorial rápido. A farmácia está se qualificando, após a Lei 13.021 para ser a porta de entrada na rede de saúde. Por meio de uma ação conjunta entre farmácia, farmacêuticos, planos e sistema de saúde a gente pode mudar a jornada do paciente, baratear custos e embarcar tecnologia para que as coisas sejam mais rápidas. Acho que no futuro a farmácia vai ter muito mais serviços. Quem visualizar isso, vai ser a farmácia que vai sobreviver”, afirmou Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

Já para o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Dr. Renato Porto, o maior desafio regulatório do setor é entender o que o consumidor quer. “Precisamos compreender o que uma regulação pode interferir na mitigação de riscos, para não criar exigências que não são necessárias, não criar barreiras. Estar presente em um evento como este é importante para compreender o que o setor quer. É um setor que produz, tem capilaridade, que fala diariamente com milhares de pessoas”, completou.


Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS