Plataforma digital já está à disposição dos farmacêuticos no portal do CRF-SP

São Paulo, 27 de agosto de 2019.

Já está disponível no portal do CRF-SP o acesso à plataforma digital de prescrições eletrônicas. A plataforma permite aos farmacêuticos o acesso às prescrições médicas de forma eletrônica, pelo site ou pelo celular. O objetivo é facilitar o entendimento no ato da dispensação, conferindo mais segurança tanto ao farmacêutico como ao profissional prescritor, mas, sobretudo, ao paciente que faz uso de medicamentos.

O lançamento oficial ocorreu durante a Reunião Plenário do CRF-SP na noite desta segunda-feira, 26 de agosto. Assista aqui.

A iniciativa é inédita no Brasil e surgiu após o CRF-SP realizar um chamamento público para esta parceria, sendo a contemplada a empresa NextCorp, idealizadora do sistema Sibrafar, já implementado em municípios paulistas, como Votuporanga e Olímpia (em fase final de implantação), interior do Estado, onde médicos e farmacêuticos passaram a integrar o sistema, com adesão de 100% das farmácias.

Por meio desse sistema, é possível acessar receitas emitidas por médicos de forma eletrônica e assinadas por certificado digital, por qualquer sistema ou plataforma, criando um modelo padrão de recebimento das receitas eletrônicas. Dentre os benefícios já colhidos com a experiência em Votuporanga, onde já foram emitidas quase 4 mil prescrições eletrônicas, estão o aumento na segurança na dispensação, diminuição de problemas com prescrições ilegíveis e receituários falsificados, redução na duplicidade de receitas, entre outros.

Outro município que em breve disponibilizará na rede pública a plataforma Sibrafar é Olímpia, também no interior.

Passo a passo para acessar o Sistema

1 – Acessar o item “Prescrições eletrônicas” no quadro à direita da homepage do Portal www.crfsp.org.br

2 – Conforme indicação, baixar o aplicativo Sibrafar no celular na Play Store (Android) ou na AppStore (IoS). 

3 ­–  Após baixar o aplicativo, preencha com os dados solicitados.

Atenção: o e-mail e celular devem ser os mesmos do seu cadastro no CRF. Caso seja necessário, entre em contato com o seu CRF para confirmar os dados.

4 –  Após preencher os dados, o seu pré-cadastro será analisado. Em seguida, você receberá um e-mail para finalizá-lo.

5 –  Depois de confirmado o seu cadastro, você terá acesso ao sistema tanto por meio do App ou do site do CRF-SP.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS