Evento debateu a Assistência Farmacêutica e os cuidados ao paciente na Saúde Pública

 

Piracicaba, 9 de agosto de 2019

O CRF-SP promoveu na última quinta-feira, 8 de agosto, em parceria com a Bayer, o Fórum Multidisciplinar Regional em Piracicaba. O evento teve como tema Assistência farmacêutica e Cuidados ao Paciente na Saúde Pública e contou com a presença de farmacêuticos de diversos municípios da região, além de médicos e enfermeiro. Também participaram a delegada regional da seccional, Dra. Cláudia Carias, e a delegada-adjunta da seccional, Dra. Daniela Fernanda Masson.

A primeira palestra falou sobre a atuação do farmacêutico na equipe multidisciplinar, com enfoque no cuidado ao paciente. Foram apresentados o contexto histórico e as definições da Assistência Farmacêutica, a mudança do processo logístico para um modelo lógico-conceitual da assistência farmacêutica integrada ao processo de cuidado, a importância das tecnologias leves e duras, o serviço farmacêutico na Atenção Básica à Saúde e a importância do farmacêutico na equipe multidisciplinar.

 Delegada regional da seccional, Dra. Cláudia Carias, e delegada-adjunta da seccional, Dra. Daniela Fernanda Masson.Delegada regional da seccional, Dra. Cláudia Carias, e delegada-adjunta da seccional, Dra. Daniela Fernanda Masson.

Também foi abordado a saúde da mulher no que diz respeito à gravidez não planejada e o impacto no sistema da saúde pelo secretário-adjunto de Saúde de Indaiatuba e médico, Dr. José Pedroso Neto.

Dr. Pedroso explanou sobre como a gravidez na adolescência aumenta os problemas ligados à evasão escolar das mães e despesas com saúde pública, assim como número de abortos e internações na gestação e pós-parto.

“Para resolver essa questão, o município implantou um programa para redução da gravidez na adolescência com implantação de métodos contraceptivos reversíveis de longa duração (LARC) em meninas de 15 a 19 anos e espera resultados muito impactantes não apenas na Saúde Pública, mas em educação e outras áreas interligadas”, apontou.

Secretário adjunto de Saúde de Indaiatuba e médico, Dr. José Pedroso Neto, e Dr. Rodrigo Palhares, Pós-Graduado em Clínica MédicaSecretário adjunto de Saúde de Indaiatuba e médico, Dr. José Pedroso Neto, e Dr. Rodrigo Palhares, Pós-Graduado em Clínica Médica

Por fim, o Dr. Rodrigo Palhares, Pós-Graduado em Clínica Médica, apresentou as novidades da Medicina de Precisão em Oncologia, ressaltando as mudanças de paradigmas da doença e o tratamento agnóstico.

“Hoje o que ocorre na saúde é uma revolução tecnológica e o tratamento para câncer também passa por mudanças significativas, como é o caso do tratamento agnóstico, que busca definir o tratamento pelo perfil molecular do tumor e não pelo sítio anatômico de ou histologia, oferendo tratamentos menos agressivos”, afirmou.

 

Monica Neri

Departamento de Comunicação CRF-SP 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS  

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.