Novas oportunidades para farmacêuticos em Cosmetologia e Farmácia Estética

São Paulo, 5 de agosto de 2019

Uma das áreas que vem ganhando mais destaque ultimamente, a Cosmetologia e Estética, também estará presente na programação do XX Congresso Farmacêutico de São Paulo trazendo diversas vertentes que podem ser exploradas desta área.

Entre os ministrantes, está Dr. Paulo Rogério de Torres, especialista em Cosmetologia Estética, que apresentará o tema “Intradermoterapia de alta performance para os cuidados no rejuvenescimento facial” no Simpósio “Rejuvenescimento”.

“O mercado de estética tem crescido e proporcionado uma gama enorme de possibilidades novas para o farmacêutico. Surge como uma alternativa a mais de ação. Não como um braço da cosmetologia, mas sim como uma nova área de atuação. Vejo grandes profissionais da área farmacêutica se reinventando e voltando ao mercado com mais vigor e vontade de voltar a crescer. Isso é realmente estimulante e encorajador”, conta o especialista.

Por ser uma área nova, tem atraído cada vez mais farmacêuticos interessados na área estética, que segundo o Dr. Paulo Rogério de Torres, é um diferencial. “Muito importante posicionar o farmacêutico nesta área nova. Somos os profissionais da estética com maior conhecimento em farmacologia e bioquímica. Isso faz nós, farmacêuticos, sermos respeitados e admirados por outros profissionais da área. Levar a informação correta sobre a ação e resultados de fármacos utilizados para a estética, tem sido a grande função do farmacêutico nesta área, com este tipo de saber, o farmacêutico é capaz de elaborar seus próprios protocolos de atendimento e obter um diferencial importante no mercado”.

Entretanto, mesmo sendo uma nova vertente farmacêutica, o mercado exige ainda mais aprofundamento sobre o tema. “[O mercado é] competitivo ao extremo. Sem muito estudo, não se é capaz de atuar na estética. Trabalhamos na área avançada da estética e isso requer mais conhecimento e infinitas precauções para manter a integridade da saúde dos pacientes. O mercado vem se mostrando cada vez mais promissor e isso leva muita gente a querer atuar na estética. Estas "fornadas" imensas de profissionais chegando ao mercado tem que ser acompanhada de perto, pois, é natural do ser humano, tentar estabelecer-se a qualquer custo no mercado. Isso é preocupante do ponto de vista ético”, explica o farmacêutico, que também é mestre em Dermofarmácia e Cosmetologia.

Para atuar na área estética, é necessário seguir alguns passos importantes, como explica o Dr. Paulo Rogério de Torres. “Inicialmente, precisa-se de muita vontade de saber que, o certo é estudar muito antes de atuar. Segundo, é de extrema importância saber que pela primeira vez o farmacêutico atuará com o toque no paciente. Esta talvez seja a parte mais difícil de adaptação para o profissional. Pois, até muito pouco tempo atrás a assistência farmacêutica, era somente realizada de forma oral e com o advento estética, passamos a interagir de forma direta com pessoal. Promovendo saúde de forma ampla e abrangendo setores que antes não eram atingidos, como a vaidade”, detalhou sobre como é o ingresso nesta área da profissão.

 

13h20 às 16h00/ Simpósio - REJUVENESCIMENTO

  • - Melhores e mais atuais ativos dermatológicos e nutracêuticos para o rejuvenescimento facial
       Dr. Lucas Portilho
  •  
  • - Intradermoterapia de alta performance para os cuidados no rejuvenescimento facial
       Dr. Paulo Rogério de Torres
  •  
  • - Preenchimentos e toxinas para os cuidados no rejuvenescimento facial
       Prof. Dra. Cristiane Ribeiro

Moderadora: Dra.  Dra. Valéria Maria de Souza Antunes

 

Dr. Paulo Rogério De Torres

Dr. Paulo Rogério De Torres é farmacêutico, especialista em Cosmetologia e Estética. Fez mestrado em Dermofarmácia e Cosmetologia e tornou-se membro de honra da Universidade de Cambridge. Também é diretor científico da NEXT SCIENTIFIC e Presidente & CEO na NEXT PHARMA.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.