Trabalho desenvolvido pela área contribuiu para simplificar serviços e CRF-SP tem melhora considerável no nível de satisfação dos usuários

 

Ouvidoria CRF-SPOuvidoria CRF-SPSão Paulo, 26 de julho de 2019.

A Ouvidoria do CRF-SP completou um ano de atividades agora no mês de junho. Nesse primeiro ano de atividades, mais do que assegurar que eventuais reclamações, denúncias e solicitações não ficassem sem resposta, a nova área contribuiu de forma efetiva para simplificar vários procedimentos do CRF-SP e divulgar de forma mais precisa diversas informações.

Segundo a ouvidora e farmacêutica Dra. Daniela Noronha, por conta das manifestações enviadas ao CRF-SP pelos farmacêuticos, foram geradas 32 recomendações de alteração e melhoria de procedimentos nos serviços prestados. “O resultado disso, na prática, foi que registramos, ao longo do ano, diminuição no número de reclamações e críticas, principalmente em relação à desburocratização dos serviços prestados”, avalia. Para se ter uma ideia, desde janeiro deste ano o número reclamações e críticas vem caindo mês a mês. Em junho, o número de reclamações e queixas registrados foi 85% menor do que em janeiro deste ano. (Veja os números abaixo).Fonte: Ouvidoria CRF-SPFonte: Ouvidoria CRF-SP

Como exemplos de ações implantadas pela Ouvidoria, em conjunto com os departamentos responsáveis e a Secretaria de Governança Corporativa, estão a reestruturação da área de “Perguntas Frequentes” no Portal do CRF-SP, em dezembro de 2018; a implementação da Carta de Serviços ao Cidadão, em fevereiro de 2019; e a ampliação do número de informações disponíveis no Portal da Transparência, promovendo assim a transparência ativa das informações.

Daniela lembra que a implantação da Ouvidoria teve o objetivo de tornar o CRF-SP cada vez mais acessível e próximo do farmacêutico e da sociedade, de forma democrática e transparente. “A Ouvidoria é um canal de relacionamento com os farmacêuticos, com a sociedade e com os colaboradores. Isso reforça o compromisso do CRF-SP com o diálogo e com a transparência”.

Satisfação dos usuários

Outra importante informação verificada por uma pesquisa de satisfação aplicada pela Ouvidoria do CRF-SP, após a conclusão da manifestação recebida, é que houve um aumento significativo no índice de satisfação em relação ao atendimento prestado pelo CRF-SP. Em 2018, 39,5% consideravam a gestão satisfatória. No primeiro semestre de 2019 esse número saltou para 61%.

Em julho deste ano foi também implementada pela Ouvidoria a pesquisa de satisfação no Portal do CRF-SP para medir o nível de aprovação dos usuários dos serviços, sendo que até o dia 17 foram recebidas 250 respostas e 82,8% dos usuários relataram estar satisfeitos ou muito satisfeitos.

Números da Ouvidoria

Em um ano de atividades, a Ouvidoria registrou 2.647 manifestações válidas e outros 276 inválidas, por serem casos de registro em duplicidade ou sem os dados mínimos necessários à apuração.

Do total de manifestações atendidas, 1.519 foram denúncias (57%), 453 reclamações (17,1%), 261 solicitações (9,9%), 150 elogios (5,7%), 134 sugestões (5,1%), 74 acessos às informações do Conselho e 56 críticas (2,1%).

Veja como se comunicar com a Ouvidoria:

• Internet: www.crfsp.org.br/ouvidoria
• e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
• Telefone: 0800-7702273
• Via Correio ou presencial: Rua Capote Valente, 487 – Jardim América – São Paulo – CEP 05409-001 (Aos cuidados da Ouvidoria do CRF-SP)

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

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