Entrevista ressalta a importância do uso racional de medicamentos

São Paulo, 5 de junho de 2019

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, participou nesta terça-feira (4) do programa CBN Total, da rádio CBN Campinas. Durante a entrevista, o farmacêutico alertou sobre os perigos da automedicação e ressaltou sobre os motivos que levam a população a utilizar medicamentos de forma incorreta.

“As pessoas têm um diagnóstico,  têm sua patologia já identificada, um tratamento para realizar e têm por obrigação tomar o medicamento para melhorar de sua patologia, no entanto, elas tanto aumentam a dose do medicamento por conta própria, como diminuem. Entre as causas de diminuição de medicamento, estão o custo, a percepção de que o medicamento não está fazendo efeito, ou que aquele medicamento não é adequado... Da mesma forma, o aumento da dosagem tem a percepção de que se aumentar a dosagem ele pode fazer um efeito melhor, então vai melhorar mais rápido, tudo isso, são condições inadequadas para utilização do medicamento”, comentou Dr. Marcos.

O farmacêutico também alertou sobre as dosagens e tempo de utilização de medicamentos, que muitas vezes não são cumpridas pelo paciente, mesmo com prescrição de um profissional de saúde.

“O medicamento só é bom quando utilizado na dose correta, por tempo determinado, não é para ficar utilizando a vida inteira, a não ser que seja para uma doença crônica, mas vários medicamentos têm tempo para utilização em tratamentos, e melhor do que isso, ou seja, o medicamento deve ser utilizado quando prescrito por um profissional habilitado”, conclui.

 

Clique aqui e ouça a entrevista completa.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.