CRF-SP foi consultado pela reportagem para comentar pesquisa sobre automedicação

Dr. Marcos Machado comenta a pesquisa sobre automedicação no BrasilDr. Marcos Machado comenta a pesquisa sobre automedicação no BrasilSão Paulo, 3 de maio de 2019.

A pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha, que investigou o comportamento dos brasileiros em relação à compra e ao uso de medicamentos e constatou que a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros nos últimos seis meses, foi destaque no Jornal Bom Dia Brasil, da TV Globo nesta sexta-feira (03/05).

A reportagem entrevistou consumidores e enfatizou que a maioria dos brasileiros modifica a dose dos medicamentos, contrariando a indicação médica. O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, também foi ouvido pela reportagem e destacou que o tratamento precisa seguir a indicação médica, caso contrário o paciente pode correr riscos. “Medicamento não é para utilizar quando acha que deve, é para utilizar quando tem um diagnóstico, quando tem necessidade e pelo tempo correto, na dosagem correta”.

Inédita na história dos conselhos de Farmácia, a pesquisa servirá para subsidiar uma campanha nacional de conscientização, em comemoração ao dia 5 de maio, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

Clique aqui e veja a reportagem do Bom Dia Brasil

Clique aqui e tenha mais informações sobre a pesquisa sobre automedicação

Departamento de Comunicação CRF-SP