Academia Virtual de Farmácia lança a capacitação “Infecção pelo HIV”

São Paulo, 7 de março de 2019.

Em 10 anos (2007 a 2017), a taxa de detecção de aids cresceu cerca de 133% entre homens de 20 a 24 anos, foi o que apontou o Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em novembro de 2018. Diante desse dado, o CRF-SP percebeu a necessidade de oferecer ferramentas para que o farmacêutico esteja preparado a orientar os pacientes com o vírus HIV e, para isso, acaba de lançar a capacitação online “Infecção pelo HIV”.

Disponibilizado pela Academia Virtual de Farmácia, cujo acesso é por meio do portal do CRF-SP, o material reúne informações como epidemiologia, formas de diagnóstico laboratorial, terapia antirretroviral, teste de genotipagem, principais sinais e sintomas, formas de transmissão e prevenção, direitos do paciente soropositivo e muito mais.

Um capítulo especial é dedicado ao autoteste, vendido em farmácias e disponibilizado na rede pública. Como funcionam e como o farmacêutico deve agir em caso de resultado positivo são alguns dos destaques, tendo em vista a necessidade de orientação para que o paciente procure um centro de referência ou ainda um médico de sua preferência para realizar um teste confirmatório e, assim, evitar o falso positivo.

O Boletim do Ministério da Saúde também destacou que 73% dos casos de HIV no país ocorrem em homens entre 15 e 39 anos. A informação é uma importante aliada para a detecção precoce da doença e é fundamental que o farmacêutico esteja preparado para atender a essa demanda.

Como acessar?

A Academia Virtual de Farmácia pode ser utilizada gratuitamente por farmacêuticos inscritos e regulares no CRF-SP e contribui para estimular e possibilitar o aperfeiçoamento profissional continuo àqueles que estão em locais distantes, que não têm disponibilidade de horário para participar de cursos presenciais, ou ainda que prefiram essa forma de estudo.

Ao todo são disponibilizados 16 cursos, seis capacitações e quatro campanhas de saúde. Além da área “Fiscalização Orientativa”, que disponibiliza vídeos sobre o tema.

O login e o usuário para quem já possui cadastro na antiga plataforma serão mantidos. Para quem deseja se inscrever pela primeira vez, basta acessar http://ensino.crfsp.org.br/moodle e acompanhar o passo a passo.

 

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.