CRF-SP lança fascículo com informações técnicas sobre o tema

 

Publicação está disponível para download Publicação está disponível para download

São Paulo, 17 de janeiro de 2019.

Já está disponível para download a 13ª edição do Fascículo Farmácia Estabelecimento de Saúde. Elaborado pelo CRF-SP, o fascículo “Cuidado Farmacêutico em vacinação” traz informações técnicas sobre o serviço de vacinação nas farmácias.

A publicação, que conta com a chancela da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), é mais uma ferramenta de atualização profissional que proporciona ao farmacêutico informações técnicas e práticas para serem utilizadas no dia a dia durante a realização do serviço como a diferença entre os tipos de vacina, seus constituintes, aspectos legais, explicações sobre a estrutura física necessária e critérios para montar uma sala de vacinação, gerenciamento de resíduos, conservação, armazenamento e transporte, cuidado farmacêutico desde o recebimento do usuário do serviço, manuseio e administração das vacinas, até as orientações pós administração, calendários de vacinação do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunizações e tabela de vacinas desses calendários, entre muitas outras informações importantes para a implantação do serviço nas farmácias. 

Na apresentação do fascículo, a OPAS enfatiza a importância da publicação. “Ao reconhecer o estabelecimento farmacêutico como um estabelecimento de saúde, almeja-se que os novos conhecimentos auxiliem, cotidianamente, o profissional na prestação da devida assistência à população, consolidando, assim, a importância de suas práticas, inclusive no que tange ao escopo da Atenção Primária na Saúde”.

Na apresentação do fascículo, a OPAS enfatiza a importância da divulgação do conteúdo técnico pelo CRF-SP. “Ao reconhecer o estabelecimento farmacêutico como um estabelecimento de saúde, almeja-se que os novos conhecimentos auxiliem, cotidianamente, o profissional na prestação da devida assistência à população, consolidando assim, a importância de suas práticas, inclusive no que tange ao escopo da Atenção Primária na Saúde”.

O serviço de vacinação nas farmácias já estava previsto desde 2014 na lei 13.021, que reafirma a farmácia como estabelecimento de saúde, no entanto, esbarrava em entraves burocráticos que já foram resolvidos.

 

Clique para acessar o Fascículo "Cuidado Farmacêutico em vacinação" 

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.