Carapicuíba aprova moções contra ensino EaD na saúde e medicamentos em supermercados

Câmara Municipal de CarapicuíbaCâmara Municipal de CarapicuíbaSão Paulo, 12 de dezembro de 2018.

Carapicuíba, cidade que pertence à Grande São Paulo, aderiu a duas das principais mobilizações da categoria farmacêutica com a recente aprovação na Câmara Municipal das moções de protesto contra a oferta dos cursos de graduação na modalidade a distância na área da saúde, e contra a venda de medicamentos em supermercados. As proposituras foram apresentadas durante sessão realizada no último dia 4, por iniciativa da vereadora Aparecida Carlos.

A moção de nº 170/2018 é um ato de protesto ao Ministério da Educação em relação à Portaria Normativa 11/2017 e o Decreto 9.057/2017, que autorizaram a oferta da educação superior na modalidade à distância para área da saúde.

Já a de nº 169/2018 documenta o posicionamento contrário da casa ao Projeto de Lei nº 9.482/2018 de autoria do deputado federal Ronaldo Martins a fim de autorizar os supermercados e estabelecimentos similares a dispensarem medicamentos isentos de prescrição médica.

“Analisamos o projeto de lei e consideramos que a segurança do público que compra medicamentos não pode correr nenhum risco, mesmo considerando ser uma classe de medicamentos isenta de prescrição. Medicamentos não devem ser vendidos como uma mercadoria qualquer”, disse a vereadora sobre a possível permissão de medicamentos em supermercados.

Como é professora, a vereadora também se manifestou ser contra qualquer curso em EAD. “Inclusive para ensino fundamental, médio e superior. Como a população vai poder confiar num serviço de saúde se um profissional é formado sem ter o contato com o paciente? Esse é uma situação que coloca o paciente em situação de risco de morte”, completou.

Clique aqui e leia a moção de repúdio contra a venda de medicamentos em supermercados

Clique aqui e leia a moção de repúdio contra cursos de graduação EAD na área da saúde

 

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.