Evento apresentou depoimentos de farmacêuticos experientes que relataram como construíram sua carreira profissional

 

5º Encontro de Jovens Farmacêuticos ocorreu no auditório da Faculdade Ibeco, na capital5º Encontro de Jovens Farmacêuticos ocorreu no auditório da Faculdade Ibeco, na capital

 

São Paulo, 22 de outubro de 2018.

O Comitê Jovem do CRF-SP realizou no sábado (20), no auditório da Faculdade Ibeco, na capital, o 5º Encontro de Jovens Farmacêuticos. Nesta edição, o evento destacou o tema “Legados Farmacêuticos – Como Construir sua Carreira Profissional”, com a participação de farmacêuticos experientes contando suas trajetórias de sucesso em áreas distintas da profissão como farmácia magistral, indústria, cuidados em diabetes e análises clinicas, além de assuntos ligados ao desenvolvimento pessoal como liderança e competências que o mercado busca para contratar farmacêuticos.

O Dr. Thomas Waeny Correa, coordenador do Comitê Jovem, foi o mestre de cerimônias, apresentou as atividades do Comitê para o público e sua importância para os jovens farmacêuticos, além de destacar os ensinamentos oferecidos no evento. “Os palestrantes são profissionais bem-sucedidos, mas nem sempre foi assim, conquistaram muitas coisas, mas também tiveram muitas perdas. São pessoas que têm personalidades e características muito diferentes entre si, mas têm uma coisa em comum, que é a forma de pensar, pois nunca desistiram e sempre acreditaram que conseguiriam o que buscavam”, ressaltou.

Dr. Marcos Machado (presidente do CRF-SP); Dr. Antonio Geraldo dos Santos Jr. (vice-presidente) e Dr. José Vanilton de Almeida, ministrantes do eventoDr. Marcos Machado (presidente do CRF-SP); Dr. Antonio Geraldo dos Santos Jr. (vice-presidente) e Dr. José Vanilton de Almeida, ministrantes do evento

O primeiro palestrante foi o vice-presidente do CRF-SP, Dr. Antônio Geraldo dos Santos Jr. Profissional de destaque na área magistral, contou sua história e como montou sua farmácia na cidade de São João da Boa Vista, interior do Estado. Em sua entusiasmada apresentação, afirmou que o profissional que busca o sucesso precisa sempre levar consigo uma insatisfação interior em tudo que fizer em sua carreira. “O fato de vocês estarem aqui hoje significa que de alguma forma não estão satisfeitos e vieram em busca de alguma coisa que pode ajudar a vocês conquistarem o seu sonho”, disse.

Dra. Ana Maria Pelin, Dra. Maria Helena Rossi (Ibeco) e Daniela Aquino (Linus RH)Dra. Ana Maria Pelin, Dra. Maria Helena Rossi (Ibeco) e Daniela Aquino (Linus RH)

Apresentando as experiências de uma longa trajetória de 45 anos na indústria, a Dra. Ana Maria Pelin também descreveu seus passos desde sua infância de família pobre e como conseguiu transformar suas ambições profissionais em realidade. Muito ativa e antenada nas transformações da farmácia ao longo de décadas de atuação, ela recomenda que os jovens acompanhem as inovações tecnológicas. “Nós, como farmacêuticos, temos de acompanhar tudo o que está por aí. A tecnologia não se faz e não se usa sozinha, ela precisa das pessoas. Precisamos entender esse novo momento e nos adequar a eles”, afirmou.

O Dr. José Vanilton, especialista no tratamento a pacientes com diabetes, destacou em sua apresentação a definição do legado farmacêutico, o tema principal do evento. Dentro de sua interpretação, o legado é um conjunto de referências que o profissional segue e com base numa referência do passado. “O meu legado eu trago dos meus pais. Fui criado em um ambiente familiar do interior e nasci praticamente dentro de uma farmácia” revelou.

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, palestrou sobre sua experiência na área de análises clínicas. Descreveu sua trajetória profissional e, quando jovem, seu sonho, transformado em realidade, de montar sua própria empresa. “Se existe algum segredo para o sucesso, chama-se coragem e vontade de fazer. Não precisa de dinheiro, mas sim uma ideia, vontade e coragem. Em alguns momentos será difícil tomar uma decisão, mas se você tem convicção e acha que isso é importante para sua vida pessoal e profissional, tenha a coragem da decisão e vá em busca do seu sonho”, afirmou o presidente.

Dr. Cássio Furst e Dr. Thomas Waeny CorreaDr. Cássio Furst e Dr. Thomas Waeny Correa

O Dr. Cassio Furst, gerente de marketing farmacêutico, apresentou a palestra “Como ser um jovem líder”, contextualizando o cenário atual das empresas e como profissionais em início de carreira podem se inserir no universo corporativo. “Os ambientes são cada vez mais dinâmicos, complexos e as organizações estão em constante reinvenção. A empresa é uma ponte de transferência de conhecimento, aprendizado, relação e networking. Os farmacêuticos que não estão preparados para isso, se perdem neste contexto”, comentou.

Daniela Aquino, especialista de recursos humanos, headhunter, coach e fundadora da empresa Linus RH, apresentou a última palestra do encontro e falou sobre as competências que o mercado busca ao contratar um profissional e que das cinco principais razões que levam as empresas a demitirem seus funcionários, quatro estão relacionadas a problemas comportamentais do profissional. “Competência é um grupo de conhecimento, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem ao ser humano desempenhar com eficácia determinadas tarefas”, definiu.

A Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP, encerrou o evento agradecendo a presença do público. Ela considerou que energia e mensagens deixadas durante as palestras do encontro foram muito positivas e úteis para auxiliar os jovens farmacêuticos em suas atuais e futuras experiências profissionais. “Cada um precisa acreditar no seu potencial. Errar é normal, mas reconhecer o erro e ter oportunidade de mudar, depende de nós. Temos a profissão mais linda e abrangente de todas e precisamos saber valorizar isso”, concluiu.


Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.