Seccional

Zona Norte

Data de inauguração
09/11/2018
  • Horário de atendimento Atividades de atendimento encerradas nesta unidade em 18/12/2019
  • Endereço Verifique o endereço das unidades de atendimento no rodapé da página, ', ', ', ' - SP / CEP: '
  • Contato Telefone: (11)3067-1450 (Sede)
Observações
  • Atividades de atendimento encerradas nesta unidade

Seccional Zona Norte engajada na campanha Farmacêuticos contra a dengue, zika e chikungunya

Ação contou com farmacêuticos voluntários

 

 

São Paulo, 18 de março de 2019.

A Campanha Farmacêuticos contra dengue, zika e chikungunya movimentou os farmacêuticos e a população da zona norte da capital. Organizadas pela Seccional Zona Norte, as ações englobaram orientação na região, além de capacitação de farmacêuticos e palestra à comunidade.

Em 9/03, as farmacêuticas Dra. Claudia Cristina Pereira de Araújo, delegada regional, Dra. Patrícia Liquieri, delegada adjunta, e Dra. Andresa Guerreiro e a Dra. Carolina Chadid, orientaram a população na concentração do bloco de carnaval mais famoso da Casa Verde, na praça José Tomaselli. A ação aconteceu em parceria com a equipe de agentes da Uvis Casa Verde/Cachoeirinha /Limão. 

Para a delegada regional, Dra. Claudia Araújo, essa ação mostra o quanto os farmacêuticos estão antenados com a saúde da população e o quanto podem contribuir. “Quando fazemos um evento no bairro, mostramos nossa proximidade do paciente e que ele sempre tem um farmacêutico próximo para a realização dos serviços, sem contar que conhecemos nosso território, as dificuldades, a interação com outros serviços com o mesmo objetivo de prevenção e promoção da saúde”. 

Voluntária na ação, Dra. Andresa Guerreiro, que atua em drogaria, destacou a importância desse tipo de evento para instruir a população sobre diversos problemas, além de passar conhecimento sobre prevenção. “Na farmácia, no dia a dia, muita gente com sintomas que podem ser equivocados, podem se confundir com outras doenças, então oriento essas pessoas a procurarem um centro médico para terem um diagnóstico sem fazer a automedicação, o que acontece muito frequentemente e acaba atrapalhando o tratamento e trazendo problemas mais sérios. Já participei de cursos e reuniões na sede e aceitei o convite para atuar na seccional zona norte”. 

 No dia 13/03, onze participantes estiveram na Seccional Zona Norte, em Santana, em uma palestra que capacitou os farmacêuticos sobre dengue, zika e chikungunya. 

O ciclo terminou no dia 16/03, quando as farmacêuticas Dra. Andrea Guerreiro Massoca, Dra. Claudia Cristina Pereira de Araújo, Dra. Jacira Tavares da Silva Coutinho, Dra. Patrícia Liquieri e Dra. Thais Giglio Camponelli foram até as Faculdades Paulistanas, em Taipas, para uma palestra que reuniu 68 pessoas de 20 a 70 anos da comunidade, além de uma caminhada pelo comércio da região com a distribuição de cerca de 100 folderes.

   

Segundo Dra. Claudia “Havíamos sidos convidados para falar sobre uso racional de medicamentos para a comunidade de Taipas. Então, como não falar sobre a Dengue e os medicamentos utilizados no seu manejo, que exemplificam os riscos da automedicação e suas consequências? E, assim, aprofundamos a palestra também para as arboviroses: Dengue, Zika e Chikungunya. 

Embora o auditório estivesse lotado (cerca de 70 pessoas), dentro da nossa estratégia avançamos para uma caminhada que começou nos corredores da faculdade e ultrapassou os portões alcançando as imediações. A população recebeu muito bem ao material distribuído nas ruas, pontos de ônibus, lojas e clínicas de saúde. Para nós, da Seccional Norte (Delegadas e voluntárias) é muito importante trabalharmos em todos os bairros da nossa região e cada vez mostrar o quanto o farmacêutico pode atuar para a melhoria da saúde da população”.

   

 

Thais Noronha

 Departamento de Comunicação CRF-SP

 CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.