Presidentes do CRF-SP e do Coren-SP falam sobre ações conjuntas à profissão

Presidente do CorenSP, Dra. Renata Pietro e o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos MachadoPresidente do CorenSP, Dra. Renata Pietro e o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos MachadoSão Paulo, 26 de abril de 2018

Com o objetivo de unir esforços para que o farmacêutico e o profissional de Enfermagem se sintam mais protegidos em seu ambiente de trabalho, o CRF-SP, representado pelo Dr. Marcos Machado Ferreira e o Coren-SP, presidido pela Dra. Renata Pietro têm se reunido para uma série de ações conjuntas.

Confira o vídeo em que destacam algumas ações

Confira a matéria publicada em 26 de abril sobre a reunião entre os dois Conselhos

Representantes do CRF-SP e Coren-SP, entre eles os diretores das entidades, se reuniram na última quinta-feira, 26, para debater ações conjuntas para fortalecimento das profissões. Entre os temas e ações discutidas estão parcerias nas áreas jurídica, de fiscalização e comunicação. O objetivo é ampliar a visibilidade dos papeis de cada profissional no trabalho multidisciplinar de saúde para garantir à população, principalmente para os usuários do Sistema único de Saúde (SUS) atendimentos de qualidade e com segurança. As ações também pretendem evitar problemas comuns como desvio de função e acúmulo de trabalho para os profissionais que atuam principalmente na saúde pública.

Para o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, a parceria entre CRF-SP e Coren-SP é um marco e um início de um amplo trabalho que trará ganhos tanto para os profissionais como para a população. “Tais ações visam garantir a qualidade do atendimento aos pacientes do SUS ao assegurar que profissionais farmacêuticos e de enfermagem possam exercer as funções para quais foram efetivamente contratados, sem desvio de função. Nos próximos meses essas ações serão sentidas e perceptíveis aos profissionais farmacêuticos da área de Saúde Pública. Será bom para os profissionais, bom para população e bom para saúde pública”, aponta. O dr. Marcos Machado disse ainda que a população só tem a ganhar ao ser atendida por uma equipe multidisciplinar de saúde, com cada profissional exercendo sua atividade dentro daquilo que ele está plenamente capacitado para fazer.

A presidente do Coren-SP, Dra. Renata Pietro, ressaltou a importância do trabalho multidisciplinar na área da saúde. “Hoje a questão das multidisciplinaridades não pode ficar só no papel e quando nos afastamos das outras profissões, estamos contribuindo para o desmonte de todo o sistema de saúde. Ações como essas, nas quais podemos aproximar os Conselhos, demonstram à população a importância tanto da equipe multidisciplinar de saúde como todo, quanto o papel de cada profissional nessa cadeia”, ressalta.

O vice-presidente do Coren-SP, Dr. Cláudio Silvério, também destaca essa aproximação entre as entidades. “Essa parceria quebra um paradigma muito grande na área de saúde, porque, até então, os Conselhos tinham atuações importantes dentro de seus escopos, porém independentes. A partir do momento que ocorre essa união de trabalho, os profissionais são beneficiados, a assistência passa a ser vista com um novo olhar e a população é atendida com mais qualidade”.

Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP, salientou que a aproximação do CRF-SP com outros conselhos de saúde é fundamental para fortalecer os profissionais de saúde, independente da área de atuação. “Precisamos mostrar que a ação multiprofissional será a responsável pela melhoria da qualidade do serviço para o usuário. Os conselhos estão buscando justamente isso, o respeito das atribuições de cada profissional com seus âmbitos legais e a interação dos mesmos para garantir o atendimento com excelência”.

Também estiveram presentes na reunião a assessora de Relações Institucionais, Dra. Raquel Rizzi, o gerente de Fiscalização do CRF-SP, Dr. Onofre Ferreira, gerente Jurídico do CRF-SP, Dr. Roberto Tadao, a fiscal do Coren-SP, Dra. Maria Angélica Rosin, a gerente de Fiscalização do Coren-SP, Lanny Lino e o procurador jurídico do Coren-SP, Dr. Alexandre Moraes.

Monica Neri

Departamento de Comunicação CRF-SP